Oportunidades do problema: razia nas laterais abre a porta do elevador da equipa B
Rodrigo Pinheiro e João Mendes foram chamados aos treinos na mesma altura em que Tomás Esteves voltou ao trabalho. Ainda há Léo Borges e uma última tentativa para Corona reencontrar-se
Corpo do artigo
As laterais do FC Porto foram do excesso à escassez num ápice e forçam Sérgio Conceição a encontrar soluções, num contexto que pode significar a oportunidade ideal para as alternativas que se perfilam no recurso à equipa B.
Tecatito Corona e Wendell são os únicos laterais que restam no plantel principal, depois das lesões de Manafá e João Mário e da ida de Zaidu e Nanu para a CAN. O primeiro, que até pode jogar à direita e à esquerda, dificilmente regressa esta época, enquanto as restantes ausências, também por terem uma boa dose de dúvida, aliciam Rodrigo Pinheiro, Tomás Esteves, João Mendes e Léo Borges.
Nos dois últimos treinos, o treinador já promoveu Rodrigo e João, além do central Romain Correia, um trio que reencontrou João Marcelo, integrado na equipa A desde a mais recente indisponibilidade de Pepe.
Não obstante, há oportunidades que se abrem ainda no plantel principal: pode ser a derradeira tentativa de Corona recuperar a influência outrora incontornável no FC Porto. É extremo de raiz, mas a lateral direita já não é uma novidade para o mexicano desde 2018/19. No entanto, pode virar problema em breve, se for chamado à seleção do México e se ausentar na última semana de janeiro.
Mbemba também já deu um salto ao lado direito, mas esta opção implicaria mexer em duas posições e numa parceria até agora rentável com Fábio Cardoso. Assim chegamos a Rodrigo Pinheiro e Tomás Esteves. Rodrigo, 19 anos, alinhou em todos os jogos da Youth League desta temporada, mas a estreia na equipa B remonta já ao primeiro ano de júnior, em 2019/20. O talento foi-lhe queimando etapas e o jovem está a afirmar-se nos "bês", depois de a lateral direita também ter enfrentado problemas.
Levi Faustino, defesa-central, até foi a primeira opção para render Tomás Esteves, lesionado desde setembro, mas Rodrigo Pinheiro tomou a dianteira e já leva quatro titularidades consecutivas na Liga SABSEG. Tomás, por seu turno, não precisa de grandes apresentações, depois de se ter estreado na equipa principal em 2019/20. Regressou na quarta-feira aos treinos no Olival e não desarma na esperança de voltar a convencer Conceição.
À esquerda, acresce a agravante de Wendell estar a um cartão amarelo da suspensão na Liga Bwin. Marcano já foi aposta, mas dificilmente recupera este mês, pelo que João Mendes e Léo Borges estão à espreita. O português, que completa 22 anos em abril, até já se estreou pela equipa principal, no desafio com o Rio Ave para a Taça da Liga e, nos bês, tem sido mais utilizado do que o brasileiro. Borges, um ano mais novo, chegou por empréstimo com o rótulo de promessa do Internacional, clube pelo qual realizara 16 jogos. Foi crescendo nos últimos meses e já fez duas assistências.
A servir de estímulo a estes jovens está o desassombro de Sérgio Conceição em recorrer à equipa B. Desde 2017, o treinador já chamou 21 jogadores desse patamar e, se alguns tiveram aparições esporádicas, outros ainda estão na equipa principal, como é o caso justamente de João Mário. Com uma rotura muscular, luta para voltar às opções a 30 de janeiro, frente ao Marítimo, daqui a quatro partidas. Por essa altura, Zaidu (Nigéria) e Nanu (Guiné-Bissau), que até serão adversários na fase de grupos, podem já estar eliminados da CAN ou, na pior das hipóteses para o FC Porto, ainda a disputar os quartos-de-final.
Por outro lado, sem deixar de estar atento à segunda equipa, Sérgio também pode adaptar algum extremo a lateral, especialmente em contextos que coloquem o FC Porto muito balançado para o ataque.
SOLUÇÕES À ESPREITA
Habituado a queimar etapas
Rodrigo chegou ao Dragão em 2017 e, na primeira época de júnior, em 2019/20, já logrou a estreia na equipa B. Aos atributos físicos que lhe são reconhecidos, juntou a polivalência: fez várias partidas à esquerda e renovou contrato no verão. É, porém, no lado direito que está a crescer e a afirmar-se nas opções de António Folha.
Rodrigo Pinheiro
Idade: 19
Posição: lateral direito
Jogos: 13
Minutos: 1026
Pronto para ir à luta após a lesão
Uma entorse no tornozelo direito retirou quatro meses de competição a Tomás, regressado de empréstimo do Reading com a determinação de voltar a convencer Conceição. Está recuperado e o perfil já é bem conhecido desde 2020: é com facilidade que se projeta no ataque e aposta em movimentos interiores.
Tomás Esteves
Idade: 19
Posição: lateral direito
Jogos: 4
Minutos: 352
Os nervos da estreia já lá vão
Contratado esta época ao V. Guimarães, João transmitiu sinais positivos desde os primeiros jogos na Liga SABSEG. Corre poucos riscos atrás, sem deixar de dar profundidade e largura. Foi um dos jogadores da equipa B que mereceram a chamada para a partida na Taça da Liga frente ao Rio Ave, em dezembro.
João Mendes
Idade: 21
Posição: lateral esquerdo
Jogos: 12
Minutos: 822
Promessa em adaptação
Léo veio por empréstimo (com opção de compra) do Internacional, por quem já realizara 16 partidas. É uma promessa do clube de Porto Alegre, tal como João Peglow, mas a adaptação ao futebol europeu levantou-lhe alguns desafios e demorou até encontrar espaço. Ainda assim, já fez duas assistências.
Léo Borges
Idade: 21 anos
Posição: lateral esquerdo
Jogos: 11
Minutos: 568