
.
Miguel Pereira/Global Imagens
RANKING - Um mapa de golos na Liga NOS
Portugal é a nação mais influente em golos nas principais ligas europeias, como mostrámos na semana passada. Por cá, quem manda além do Brasil?
Há 43 países representados nos planteis da I Liga, 37 deles já com golos registados
Não é novidade que a Liga NOS tem uma forte influência brasileira, que este é o país que mais jogadores e golos exporta para Portugal, mas é curioso deitar um olho ao resto da lista para confirmar que longe vão os tempos em que os países africanos se sucediam e que a diáspora por cá é equilibrada por continentes, países e até na influência de cada um deles.
Há 43 países representados nos planteis da I Liga, 37 deles já com golos registados. E longe da larga maioria brasileira, encontramos países como Irão, Honduras ou Japão representados em número suficientemente representativo, maior até do que a Guiné Bissau (4) ou Cabo Verde (4), crónicos exportadores de talento para Portugal.
Na lista há países mais recônditos como a Mauritânia ou Curaçao ou outros que raramente por cá tiveram jogadores, como Iraque, Israel ou Luxemburgo. Em matéria de influência continua a ser, porém, a Colômbia que mais se destaca a seguir ao Brasil, com sete golos de Estupiñan, cinco de Riascos, quatro de Díaz e Cassiera, além de Uribe, Borja, Sebastián Pérez ou Devenish.
Suiça e Escócia, pelo contrário, fazem-se notar pela influência de um homem só: Seferovic e Ryan Gauld, respetivamente. Destaque ainda para Rodrigo Pinho, o brasileiro com mais golos, e Mário González, uma agradável surpresa colombiana. A par com Pinho ilustram esta infografia. São quem mais merece.
[ver galeria acima]
