Algumas frases célebres de Mário Moniz Pereira bem como declarações suas, fiéis espelho da sua personalidade, em entrevistas a órgãos de comunicação social.
Corpo do artigo
"Só há uma coisa comum a todos os métodos de treino: treinar todos os dias. Treino todos os dias com quaisquer condições atmosféricas. Num terramoto? Se isso acontecesse, só tínhamos de correr sempre para baixo, em direção ao centro da terra"
"No atletismo, por um segundo podemos passar de 1º para 7º'
'Velha é a pessoa que tem a vida cheia de anos. Eu tenho anos cheios de vida."
"Quando íamos para a praia, em vez da bola em levava uma fita métrica e um cronómetro"
"Tenho resultados dos atletas desde 1945. Dá trabalho, mas quem quer trabalhar a sério é assim"
"Os meus atletas perceberam sempre que não podiam faltar, mesmo no aniversário"
"Mesmo quando chovia torrencialmente, eu estava com os atletas na pista e nunca na bancada"
"Viver é treinar e treinar é quase vencer"
"A sorte dá muito trabalho"
Declarações em entrevistas:
"Um dia estava na Alemanha à espera de um avião que se atrasou e só partia passadas duas horas. Pensei no que ia fazer ali, sem saber uma palavra de alemão. Vi uma livraria e entrei para ver títulos de livros em inglês e francês. Bati com os olhos num que dizia Je Lis En Tes Yeux (Leio nos Teus Olhos). Ora, frase mais fadista não podia haver. Sentei-me num banco e fui escrevendo - leio em teus olhos que o nosso amor está cansado, leio em teus olhos recordações do passado, etc., etc. No avião fui trauteando a música. Quando cheguei a casa, já passava das três horas da manhã, pus o piano no abafador, fechei a porta e toquei, à primeira, a música que tinha imaginado".
Expresso, 2000
"Para mim a música ou é romântica e fala de amor ou não interessa. Não suporto aquela música de 220 volts, com guitarras de arame farpado acompanhadas por tambores de cavalaria 7."
Correio da Manhã, 2003
"Quando foi doutorado honoris causa pela Universidade Técnica de Lisboa, o Mourinho disse: 'Estou aqui, mas não me esqueço que o primeiro foi o professor Moniz Pereira, que está aqui ao meu lado.' Fiquei muito admirado."
"Tenho a certeza absoluta de que fui um bom treinador. Os resultados estão à vista. Não fiz tudo bem, mas fiz o melhor possível. Consegui coisas que nunca ninguém fez. Eu derrotei os impossíveis"
"Como é que espero ser lembrado? Isso já não me interessa nada (risos). Tive uma vida muito bonita, porque fiz sempre aquilo que gosto, e fi-lo bem."
Entrevista ao Correio da Manhã, 2013
