O FC Porto venceu o Boavista com um golo em tempo de compensação. São já dez os pontos conquistados no minuto 90, mais as compensações. Lideram o ranking da I Liga e o Braga anda perto
Corpo do artigo
O FC Porto e o Braga são as equipas da I Liga com mais pontos conquistados com golos marcados no minuto 90, mais as compensações. Frente ao Boavista, os dragões marcaram o sexto golo no último fôlego, com cinco deles a terem a utilidade de ser convertidos em dez pontos, o que vale uma fatia de 14,5% dos 69 pontos da equipa de Conceição! O Braga marcou mais - dez - mas a rentabilidade fica um tudo nada abaixo, com nove pontos. Os dois emblemas lutam pelo terceiro lugar e vão defrontar-se na última jornada. Parece que vai haver luta até ao último segundo.
Curiosidades
12 assistências
Rafa (Benfica) despede-se da Luz com dois golos e uma assistência. Isolou-se no ranking dos jogadores com mais passes para golo, 12, com um de vantagem sobre Pedro Gonçalves (Sporting).
1.º nos cruzamentos
Francisco Conceição foi útil para os dragões baterem o Boavista. Nesta jornada foi o 1.º com mais cruzamentos (10); dribles (18); receção de passes em profundidade (8); toques na área (11, a par de Evanilson).
2.º menos útil
O FC Porto-Boavista foi o 2.º encontro da jornada com menos tempo útil. No Dragão jogaram-se apenas 49’23’’ (de um tempo total de 101’). Menos só no Vitória de Guimarães-Braga, com 48’29’’ (total de 99’).
3 totalistas
À entrada para a última jornada ainda restam três totalistas, com 33 jogos completos. Todos são guarda-redes e os primeiros dois não devem ser rendidos: Matheus (Braga), João Gonçalves (Boavista) e Luiz Júnior (Famalicão).
28 vitórias é recorde
O Sporting bateu o seu recorde de vitórias na I Liga (28), tendo a possibilidade de o aumentar na última ronda. O máximo está na posse do Benfica, com 32, sendo secundado pelo FC Porto, com 31. Ambos conseguidos em 1990/91.