Armando Evangelista: a responsabilidade, as preocupações com o Sporting e o futuro de Gustavo Sá
Declarações de Armando Evangelista, treinador do Famalicão, na antevisão da receção ao Sporting, esta terça-feira, às 20h15, em jogo em atraso da 20.ª jornada da I Liga
Corpo do artigo
Depois de gerir bem o jogo frente ao FC Porto como será receber o líder, o Sporting? “Jogo diferente, uma história diferente, como é óbvio. Não temos dois jogos iguais, não temos duas estratégias iguais, não temos incidências de jogo iguais. Agora vamos procurar, dentro daquilo que temos vindo a fazer, continuar a acrescentar qualidade aos momentos que já temos de qualidade. E acredito que, se o concedermos, com certeza que vamos continuar a procurar ser competitivos, a procurar vitórias. E a dignificar, acima de tudo, o nosso clube. Demonstrar que somos uma equipa competitiva, que gosta de ganhar e olha para todos os jogos com um objetivo crescente, com um objetivo maior. E esta é a responsabilidade que procuramos incutir nos nossos jogadores. É a responsabilidade também que queremos passar para a nossa massa adepta, que tenham a capacidade de encher o estádio. Não sendo grande, mas que tenham essa capacidade de encher, de nos apoiar e de nos ajudar a que sejamos cada vez mais competitivos. Porque só assim é que estamos a dignificar o crescimento deste clube."
Resultado positivo contra o FC Porto dá mais confiança? “Eu acredito que sim. Porque, como é sabido, embora tenhamos um curto espaço de tempo, muito, muito pequeno este tempo, para trabalhar o que quer que seja para este jogo, e tendo pouco tempo para o trabalhar, é óbvio que o que vem de trás ajuda a que haja um momento mais aberto da parte dos nossos atletas para assimilar os compromissos que lhes queremos passar, os comportamentos que lhes queremos passar. Acho que, no fundo, acaba por lhes abrir a mente e eles estarem mais predispostos para ouvir e para assimilar aquilo que se pretende. Quando temos uma semana aberta, fica mais fácil, porque a mensagem é passada de uma forma mais retalhada, em que acaba por entrar de forma diferente. Com um curto espaço de tempo, a informação é muito mais compacta, tem que entrar mais rapidamente. Os bons resultados, o que fizemos até agora, ajuda, claro que sim, porque coloca o estado anímico de nossos jogadores muito mais predispostos para ouvir e para assimilar, sem dúvida."
No passado, o Armando Evangelista não perdeu frente ao Sporting, acredita que tem um antídoto? “Não se trata de antídoto. Como eu disse, os jogos são todos diferentes, têm uma história diferente. O que interessa aqui é olhar para a forma como queremos competir. Não só com o Sporting, mas com todos os nossos adversários. Se isso for assimilado, se isso for compreendido por quem vai executar, estamos muito mais próximos de poder obter bons resultados. Parece-me que a mensagem, nesse sentido, está a ser bem aceite e está a ser bem executada acima de tudo. Sabemos que, do outro lado, temos um Sporting, como já disseram vocês, moralizado. E de que forma... Em que as coisas acabam fluindo naturalmente naquilo que eles têm feito. Compete-nos a nós contrariar isso mesmo.”
Futuro de Gustavo Sá: “É inequívoco o valor do Gustavo. O miúdo com 19 anos e a maturidade que apresenta em campo aquilo que ele faz. A capacidade que tem de lidar com a pressão, com a idade, com a tenra idade que tem, acho que é inequívoco. Acho que é um miúdo que tem muito a crescer ainda, tem um potencial enorme. Vai depender dele e de quem trabalha com ele para que esse potencial possa amanhã ser ainda muito superior àquilo que é hoje.”
O que é que preocupa no Sporting? “Não tenho aqui a lista, mas teria que enumerar aqui uma série... Estamos a falar no atual primeiro classificado. Estamos a falar de um plantel que tem internacionais portugueses e de outras seleções. Estamos a falar no melhor marcador do campeonato. Estamos a falar em centrais de seleção. Só por si, o que representa o Sporting, o que representa mesmo o orçamento do Sporting, já se nota o que é aquilo que me preocupa. É o valor que transparece daquilo que eles são, e depois o momento que estão a atravessar. É óbvio que não é só o Sporting que me preocupa. Neste momento é o Sporting, depois de amanhã já vai preocupar outras coisas com certeza. Mas o valor só por si fala pelas preocupações que posso ter.”