Considera Pedro Proença o melhor árbitro da Europa, mas é de opinião que o profissionalismo no setor não vai contribuir para elevar o nível.
Corpo do artigo
"Para mim, Pedro Proença é o melhor árbitro da Europa. E não terá sido por acaso que não arbitrou o Benfica-FC Porto... Com ele não teria havido os casos que se verificaram no domingo passado", disse Pinto da Costa, na entrevista ao Porto Canal, referindo ainda que o setor da arbitragem não passa por um bom momento.
"Discordo do dr. Fernando Gomes, a propósito da nomeação de Pedro Proença para o Mundial, quando diz que tal representa o reconhecimento do trabalho da arbitragem nacional. Seria a mesma coisa, quando o Cristiano Ronaldo recebe um prémio internacional, dizer-se que é o reconhecimento da qualidade dos jogadores portugueses, quando tal corresponde a uma distinção individual pelo seu trabalho. Quanto a mim, a arbitragem portuguesa não está bem e agora, com o profissionalismo, as coisas vão piorar. Enquanto essa atividade foi encarada como um hobby, tudo bem, mas como profissão os árbitros vão querer agradar aos patrões"...
