
Luís Sousa (ex-Paços de Ferreira) e João Paulo (ex-Estoril-Praia) foram as principais novidades na apresentação do Desportivo das Aves, que tem o objetivo de realizar um campeonato tranquilo na II Liga.
"Os objetivos são os normais de todas as épocas: tentar fazer um campeonato tranquilo e sem loucuras. Para isso, voltámos a apostar num treinador (Fernando Valente) que, pela primeira vez, chegou aos campeonatos profissionais, mas que, acreditamos, pode valorizar o clube e os nossos ativos", anunciou o presidente Armando Silva, durante a apresentação.
O dirigente insistiu no tema e lembrou que "o Aves foi o único clube da II Liga a fazer duas vendas (Mamadu saiu para o Videoton, da Hungria, e Rabiola ingressou no Sporting de Braga), destacando a importância destas "receitas extraordinárias" para um clube que tem de orçamento 1,1 milhões de euros para toda a estrutura.
Além do defesa Luís Sousa e do avançado João Paulo, o Aves deu a conhecer outros cinco reforços: os defesas Luisinho (ex-Ponte Preta) e Miguel Vieira (ex-Sporting de Espinho) e os médios Andrew (ex-Ribeirão), Ruben (ex-Cinfães) e Diogo Pires (ex-1.º Dezembro).
Transitaram da última época os guarda-redes Ricardo e Rui Faria, os defesas Leandro, Adilson, Filipe, João Paulo e Romaric, os médios Grosso, Tito, Vasco Rocha, Jorginho e Binaia, além dos avançados Pedro Pereira, Vasco Matos e Renato Reis.
Segundo o presidente Armando Silva, o plantel continua em aberto, admitindo alguns reajustes, num máximo de três elementos, apesar da satisfação do técnico com o atual grupo de trabalho.
Fernando Valente disse sentir um "extremo orgulho" por ter sido escolhido para orientar o Desportivo das Aves, um clube com "uma envolvência grande à volta do grupo de trabalho", e afirmou estar "preparado" para se enquadrar naquilo que é a filosofia deste histórico emblema da II Liga.
"As perspetivas são fantásticas, estamos muito contentes com aquilo que temos aqui e estão garantidas as condições para fazermos um bom campeonato", afirmou Valente, de 53 anos, reiterando que pretende deixar no clube a sua marca, assente numa ideia que privilegia o jogo e os jogadores.
O Desportivo das Aves foi quinto classificado na II Liga em 2012/2013, com um plantel que perdeu vários titulares, nomeadamente Romeu (mudou-se para o Paços de Ferreira), Dally (Tondela), Lourenço, Mamadu (Videoton) ou Marafona.
