António Tavares, candidato a presidente da MAG na lista de Villas-Boas: "Almeida Garrett, se fosse vivo, seria sócio do FC Porto"
Anunciado o nome para a presidência da Mesa da Assembleia Geral na lista de André Villas-Boas. Trata-se de António Tavares, provedor da Santa Casa de Misericórdia do Porto
Corpo do artigo
Uma geração de portista: "Cumprimento o André Villas-Boas e o Angelino Ferreira, saúdo os sócios presentes, adeptos, simpatizantes e jornalistas presentes. Queria agradecer ao André o convite para fazer parte da sua equipa nestas eleições e cumprimentar outro grande portista e companheiro de estrada, o dr. Angelino Ferreira. A minha presença só se justifica para falar do futuro do FC Porto. É importante assumirmos que o mais importante é defendermos o clube de todos os que não querem as suas vitórias e sucesso. E afirmar algo que será uma ideia inata para todos os portistas: a de que só o FC Porto é eterno. Pertenço a uma geração que nasceu num ano em que o FC Porto foi campeão nacional e, depois, aprendeu a viver no longo deserto de 19 anos de títulos, que soube ultrapssar graças ao saudoso José Maria Pedroto. Sei bem o que representa no nosso ADN o lema "A vencer desde 1893".
FC Porto mais do que um clube: "Depois, porque acredito que o FC Porto é mais do que um clube. É uma ideia na forma de gentes, que representa uma cidade, uma região e um país. É o que gostava de qualificar como uma nação, onde encontra capacidade para superar dificuldades e procura do mérito. O ecletismo é também uma procura constante do equilíbrio da nossa sociedade, assim como o que o desporto pode dar a esse equilíbrio. Sou o sócio 4608, desde 1973, e estava nas Antas quando Pavão deu a vida pelo nosso clube, como estava nos 4-0 ao Manchester que nos acordou para um ciclo de vitórias que nunca mais acabou. Sofro no Dragão ou no Dragão Arena ou nas finais das provas europeias. Acompanho a vida do clube. Sou um adepto atento e interessado na vida do nosso clube. Um cidadão que evita viver realidades alternativas. O André preenche um conjunto de requisitos fundamentais para liderar o FC Porto. É alguém que se preparou para a exigência, conhece o clube por dentro e por fora. Assume princípios e comportamentos que assentam no código deontológico de cada modalidade. Tem ideias de continuar a fazer um clube ganhador, ou não tivesse ganho uma Liga de forma invicta ou uma Liga Europa."
A razão para aceitar: "Aceitei o convite para presidente da MAG, lugar de grande responsabilidade. Compete ao eleito ser o garante do acompanhamento de todos os associados do clube. A Assembleia Geral deve ser o fórum onde todos os associados podem dar o seu contributo, generoso no engrandecimento do clube. Uma palavra sobfre o futuro: a palavra ganhar. Vai sempre continuar a ganhar, porque sempre soube fazer as opções mais difíceis. O FC Porto é um espaço de liberdade, feito por homens e mulheres livres. A iniciativa do André de participar nestas eleições evidencia uma vontade genuína de contribuir para este grande debate, onde cabem todos os portistas. É o debate a favor do FC Porto. Da mesma forma que contribui o Museu seja cada vez mais pequeno para acomodar os imensos troféus que vamos continaur a ganhar. Esta candidatura corporiza as palavras de Almeida Garrett, um grande portuense que, se fosse vivo, seria, certamente, sócio do FC Porto: 'Se na nossa cidade há muito quem troque o V pelo B, há pouco quem troque a honra pela infâmia e a liberdade pela servidão'. Só há um Porto e viva o FC Porto."