António Simões em Cabo Verde para ajudar a angariar sócios para Casa do Benfica
Antiga glória do Benfica António Simões está em Cabo Verde para ajudar a angariar sócios para a Casa do Benfica na cidade da Praia.
Corpo do artigo
A antiga glória do Benfica António Simões está em Cabo Verde para ajudar a angariar sócios para a Casa do Benfica na cidade da Praia, prevista para ser inaugurada em março do próximo ano. Pela terceira vez no espaço de um ano, António Simões pisa solo cabo-verdiano, desta vez para dar uma "pequena ajuda" na mobilização de sócios para a Casa do Benfica, um projeto da Câmara Municipal da Praia, em fase final de construção no bairro de Achada Santo António.
"São muito importantes estes espaços, porque não têm só a ver com o aspeto desportivo, mas também com componentes sociaIs, culturais e políticas", realçou António Simões durante um encontro com algumas dezenas de benfiquistas na cidade da Praia.
O antigo jogador encarnado considerou que esses espaços têm de ser aproveitados para que possam ser "pilares da família benfiquista", mas devem ir "muito para além disso", como as parcerias e "compromissos históricos" entre Portugal e Cabo Verde. "E o futebol é um vínculo extraordinário para isso porque tem essa riqueza. Eu fico sempre muito contente quando temos iniciativas deste género que faz e conduz à união de uma família e de uma língua, que é, no fundo, a nossa grande identidade", afirmou.
António Simões destacou a mobilização dos benfiquistas na capital cabo-verdiana, dizendo que isso é "muito bonito", de gente disponível que quer fazer coisas sem ter nada em troca, a não ser ter a satisfação pessoal de contribuir para "o clube que amam".
O presidente da comissão instaladora da Casa do Benfica na cidade da Praia, Lumumba Barbosa, destacou a presença de António Simões em Cabo Verde, dizendo que é um "momento marcante", tendo em conta que a criação da casa é uma luta de há muitos anos.
Indicando que a Casa está na fase de acabamento, o responsável disse que poderá ser inaugurada em março de 2017.
Lumumba Barbosa informou que neste momento a casa já conta com cerca de 100 sócios, que a 18 de fevereiro vão eleger os seus primeiros órgãos sociais.
Presente no encontro, o ministro do Desporto cabo-verdiano, Fernando Elísio Freire, disse que serviu para o Governo mostrar abertura para receber todos os clubes de dimensão mundial.
"O que nós também queremos é que o nosso país se abra ao mundo através do desporto", afirmou o governante, esperando que a "dimensão mundial" do Benfica possa colocar os jogadores cabo-verdianos na rota dos "melhores clubes".
Fernando Elísio Freire afirmou que haverá um relacionamento com as escolas de iniciação desportiva, mas também com legislação, que proteja os cidadãos que querem representar o país, mas também os clubes que possam tirar benefícios financeiros da formação de jogadores.