António Costa fala em medidas e apela: "Que não se encare a final como uma batalha"
Primeiro-ministro garante que o Governo está em contacto com as forças de segurança e garantiu que "segunda-feira serão tomadas as medidas necessárias para que o quadro legislativo não permita que situações destas possam repetir-se".
Corpo do artigo
Colaboração com forças de segurança: "Quer o Ministério da Administração Interna quer o Ministério da Educação têm estado em contacto com as forças de segurança que têm agido no âmbito das suas competências para assegurar não só a punição para quem cometeu atos criminosos ontem [terça-feira] em Alcochete, quer assegurar a jogadores e adeptos do futebol em geral que estão criadas todas as condições de segurança para se realizar a grande festa do futebol nacional, que é a final da Taça".
Responsabilidade acrescida: "Portugal tem especiais responsabilidades, somos campeões europeus de futebol, brevemente estaremos a disputar o título de campeões mundiais e portanto é absolutamente intolerável este crescendo de violência no desporto".
Autoridade nacional contra a violência no desporto: "Trabalhamos com a FPF e outras entidades há vários meses para fazer a avaliação da lei da violência no desporto mas é claro agora ser necessário reforçar as medidas, nomeadamente avançar para uma autoridade nacional contra a violência no desporto, que permite agir nestas situações. Se vamos avançar com essa proposta? Sim, mas o que é importante neste momento é assegurar que a época termine com a final da Taça, é isso que merecem os primeiros atores do futebol, que são os jogadores, aos quais prestou total solidariedade pelo ato de vandalismo de que foram vítimas. Ainda ontem falei com o presidente do Sindicato Joaquim Evangelista, tenho mantido contacto regular com o presidente da FPF e mantido o presidente da República informado, passando-lhe as informações que as forças de segurança nos transmitem quer das medidas que estão a ser adotadas".
Adoção de novas medidas: "Segunda-feira serão tomadas as medidas necessárias para que o quadro legislativo não permita que situações destas possam repetir-se. E sobretudo o crescendo que foi envenenando toda a época tenha um fim. O futebol é suficientemente importante para adotarmos as medidas essenciais para o proteger de quem o quer destruir".
Infiltração de comportamentos: "Convém não misturar as coisas, não foi seguramente por o senhor Rui Rio ter fechado as portas da Câmara do Porto aos festejos do FC Porto e agora as abrir que estas coisas ocorrem. Ocorrem porque houve uma infiltração grande de comportamentos no mundo do futebol de comportamentos inaceitáveis que nada têm a ver com o desporto e que têm de ser banidas. Temos de voltar a devolver ao futebol a beleza própria de um momento que tem de ser de festa, alegria, disputa leal. O desporto é uma forma de transmissão de valores e não pode ser de promoção de selvajaria como ontem pudemos assistir e a todos repugna. Não pode ficar de forma alguma impune".
Ameaças: "A melhor forma de respondermos é não ceder a ameaças, tudo deve ser feito para a época terminar com normalidade. As autoridades estão a avaliar e a tomar as medidas necessárias. Se não houver condições têm de ser tomadas outras medidas".
Final da Taça de Portugal: "Que não se encare esta final como uma batalha mas sim a grande festa do futebol nacional, é isso que os desportistas em campo e os adeptos do Aves e do Sporting do futebol merecem".