Anterior administração do FC Porto com despesas de 420 mil euros acima do plafond
Resultados da auditoria forense do FC Porto
Corpo do artigo
A última área de análise da auditoria do FC Porto centrou-se na análise das "Despesas de Representação" incorridas pelas anteriores equipas de Administração, com a avaliação das condições de elegibilidade/conformidade e o impacto total no decurso das últimas 10 épocas desportivas (2014/15 a 2023/24). As irregularidades apontadas são as seguintes: os Administradores usufruíram de 3,6M€ em Despesas de Representação entre 2014/15 e 2023/24 que não são elegíveis em consonância com o regulamento interno, evidenciando um encargo significativo de custos adicionais. Adicionalmente, a Sociedade incorreu em custos fiscais de 400 mil euros, decorrentes das Despesas de Representação.
Nestas Depesas de Representação uma parte significativa das despesas foi utilizada para fins estritamente pessoais. Viaturas: Cerca de 1,1M€. Refeições: 700 mil euros (dos quais 275 mil euros fazia parte do plafond); Viagens: 700 mil euros; Outras despesas (joalharia e relojoaria): 70 mil euros.
Além da utilização do plafond para fins pessoais, os Administradores apresentaram despesas que excederam o limite estabelecido pela Comissão de Vencimentos, totalizando cerca de 420 mil euros de excedente nas 10 épocas analisadas. Foram identificadas diversas irregularidades de processo, como a ausência de procedimentos para a aprovação e verificação das despesas, bem como a falta de documentação de suporte que comprove a sua natureza. Foram ainda identificadas 5.120 despesas sem qualquer evidência de registo na plataforma de gestão interna, totalizando 512 mil euros. Inexistência de um valor máximo estabelecido para despesas de combustível, estacionamento e portagens, levando a um gasto descontrolado nestas categorias (255 mil euros).
Em maio do ano passado, a administração atual implementou as seguintes medidas neste âmbito: Redução de 1,4M€/ano nos custos do Conselho de Administração (CdA), representando uma economia significativa para o Clube. Eliminação do plafond para despesas de representação do CdA e da Direção Executiva, com obrigatoriedade de justificação de cada despesa realizada. Regras para aprovação de despesas de representação, com avaliação criteriosa de cada fatura apresentada.