Anselmi liberta Fábio Vieira: médio subiu de rendimento e é mais influente
Médio tem jogado onde mais gosta, com o argentino, e no domingo voltou a ter participação direta num resultado. Passe para Moura marcar ao Farense foi a ação mais decisiva das últimas semanas, mas já havia sido crucial no empate com o Sporting. Domingo, completou um jogo pela terceira vez esta época.
Corpo do artigo
A entrada de Martín Anselmi tem provocado um efeito positivo em Fábio Vieira, à boleia de um modelo de jogo que lhe tem permitido jogar na zona do terreno que mais aprecia e onde poderá ser mais eficaz: o meio-campo. Ainda que em alguns parâmetros possa não ser tão evidente (ver infografia), a estatística demonstra de forma cristalina um crescimento do médio nestas “novas” funções, depois de nas últimas temporadas, com Sérgio Conceição, Mikel Arteta e até Vítor Bruno, ter passado mais tempo em zonas mais exteriores.
A assistência para Moura marcar ao Farense foi a ação mais decisiva desde a chegada de Anselmi, mas a verdade é que o antigo internacional sub-21 português já havia sido crucial na obtenção do empate com o Sporting, para o campeonato, e na forma como os dragões se instalaram no meio-campo da Roma à procura da vitória na Liga Europa.