Anselmi e as palavras de AVB sobre o rendimento do futebol: "Gosto que me desafiem..."
Martín Anselmi, treinador do FC Porto, fez este sábado a antevisão ao jogo no Estoril (domingo, 18h00), que conta para a ronda 27 da I Liga
Corpo do artigo
O FC Porto só sofreu um golo com Marcano. Isto deve-se ao jogador ou ao aperfeiçoamento do modelo de jogo?
"As duas coisas. O Iván [Marcano] é um jogador com muita experiência, com um grande trajeto, com muitos jogos e isso pode dar-nos muito. Em cima disso, a equipa vai trabalhando cada vez mais e evoluindo."
André Villas-Boas disse que o futebol esta época estava "um pouco curto" a nível de troféus. Como recebeu estas palavras? O que é que a equipa ainda poderá fazer esta temporada?
"Além de jogarmos contra o Estoril, jogámos contra nós próprios. Temos de ser melhores. A minha essência como treinador é incentivar os jogadores a serem melhores e que também me desafiem a ser melhor treinador, porque, se achasse que não tinha margem para evoluir, seria um grande erro. Gosto que me desafiem: um adversário, os meus jogadores, porque, quando isso acontece, é porque te exigem melhor. O que procurámos no FC Porto é sermos melhores. No fim de semana passado, ganhámos ao Aves SAD e ao FC Porto. Fomos melhores. Por isso, em todos os jogos até ao final temos de ganhar ao adversário e melhorar. Não fico satisfeito se não vir melhorias em relação ao que propomos. Às vezes elas são imperceptíveis. São detalhes. Por exemplo, de cada vez que um jogador recebe a bola, que repita o lado ou que possa jogar para um lado ou para o outro. São esses detalhes que trabalhamos: onde recebo a bola, em que altura em que cresço para a receber, ou quando tenho mais um passe, quando é o momento de atacar, de cruzar, de avançar, de nos juntarmos para pressionar… São detalhes difíceis à vista, mas estamos sempre a trabalhá-los. Um detalhe, mais um detalhe, mais um detalhe e faz com que melhoremos muito a nível coletivo. É isso que procuramos: continuar este caminho de sermos melhores, porque o que podemos controlar é isso. Tentarmos ser melhores."