Declarações de Martín Anselmi, novo treinador do FC Porto, na sua apresentação no Museu dos dragões
Corpo do artigo
Martín Anselmi foi esta segunda-feira apresentado como novo treinador do FC Porto. O técnico argentino agradeceu aos dragões e o carinho dos adeptos, visando depois o Cruz Azul, que terá mudado "as regras do jogo" quando tudo já estaria definido.
"Bom dia para todos. Obrigado ao presidente pelas palavras, obrigado ao Andoni e ao Jorge, por nos elegerem e confiarem em nós. Dão-nos esta enorme responsabilidade e o prestígio de defender esta cores. Agradecer aos adeptos do FC Porto, que ontem já me fizeram sentir o carinho. Fizeram sentir apoio e prometer que dentro de algumas horas, quando começarmos a trabalhar, vamos começar a construir uma equipa que represente e dignifique todos os portistas. Mais difícil sim é começar uma nova etapa sem antes encerrar a etapa anterior", começou por dizer.
"Apesar de não ser mais o treinador do Cruz Azul, serei sempre adepto do Cruz Azul. Quero dedicar-lhes algumas palavras, merecem. Não sou de ler, nunca li em público, mas creio que nesta oportunidade tinha de ler. Vocês conhecem a relação e a ligação que construímos durante o tempo. Uma ligação maravilhosa, que vou guardar para sempre. Fui sempre honesto, de coração e falei a verdade. Eu e a minha equipa técnico demos tudo até ao último dia. Por isso, nada do que foi dito nos últimos dias reflete a verdade. Tomei uma decisão, na qual pensei ser a melhor para mim e para o meu crescimento profissional. Assumo-a. Com total transparência deixei o clube. Fizeram-me a promessa, aceitaram a proposta do FC Porto. Quando tudo estava pronto, mudaram as regras do jogo. Difamaram-me através dos meios de comunicação. O Cruz Azul sabe que solicitei uma conferência para me despedir dos adeptos no México. Não foi concedido", continuou, acrescentando de seguida:
"A situação foi difícil para mim e para a minha a família. Tiveram de sair de forma repentina do México, mas o FC Porto deu total apoio. O México é um país maravilhoso, do qual nos sentimos parte. Em todos os sentidos. Fizeram-me melhor treinador e pessoa. Tenho de falar aos jogadores, pelo compromisso e esforço. Guardar-vos-ei sempre no coração. Finalizo o tema Cruz Azul. Não prometo falar português, para já. Mas é bom tentar. Prometo falar no futuro.”