
André Villas-Boas
Miguel Pereira
Palavras do presidente do FC Porto depois da derrota (1-0) em casa do Sporting, na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal
Leia também Tribunal O JOGO | Penálti sobre Hjulmand é bem assinalado?
André Villas-Boas falou aos jornalistas à saída de Alvalade para deixar duras críticas a Luis Suárez, contra quem vai apresentar uma queixa, devido aos gestos que o colombiano fez para as câmaras e, também pelo que considera uma agressão sem bola a Bednarek. O Conselho de Arbitragem, Rui Borges e Frederico Varandas também não foram poupados pelo líder portista. "Quero passar uma mensagem muito clara: eu, na China, enquanto treinador, levei quatro jogos de suspensão por ter feito um gesto igual ao do Suárez [de roubo]. O presidente do Sporting já chamou ladrão ao presidente da Federação, ao João Capela e ao Nuno Almeida [ambos árbitros]. O Luis Suárez acabou de chamar ladrão, de forma clara, para todas as televisões, com gestos, ao árbitro Cláudio Pereira. Quero saber se o Suárez também vai levar quatro jogos de suspensão ou se o campeonato português pode ser comparado ao campeonato chinês. O exemplo é claro, tal como eu fui castigado, também espero o mesmo - tal como esperava que o presidente do Sporting tivesse sido castigado em linha num Conselho de Disciplina que decidiu arquivar uma acusação muito grave em relação aos órgãos de Arbitragem e aos presidentes da Federação", atirou, confirmando que o FC Porto se prepara para "evidentemente" apresentar uma queixa contra o avançado do Sporting.
Villas-Boas comentou o lance em que o Sporting se queixa que Alberto Costa deveria ter visto o segundo amarelo. "Possivelmente, é motivo para cartão amarelo. O problema é que anteriormente não há motivo para cartão amarelo e o árbitro dá. Esse foi o problema de uma nomeação de risco do Conselho de Arbitragem para uma meia-final como esta, com a importância desta, e infelizmente o árbitro acabou por não estar à altura. Infelizmente, hoje temos a lamentar muita coisa e o que me parece claro é que há uma equipa que continua a passar impune, que continua a simular lances, que diz que os árbitros são ladrões, que vai do seu presidente aos jogadores em campo. É este tipo de condicionamento de arbitragem que se vê de forma evidente e que se viu de forma evidente esta semana no caso do penálti do Fofana com o Arouca e que depois levou os árbitros, infelizmente, a cometerem alguns erros", considerou.
O presidente do FC Porto comentou ainda as palavras de Rui Borges, que fez referência ao clássico do Dragão, em que desapareceram as bolas e toalhas. "Isso são as palavras do treinador do Sporting, que confunde um bocadinho as coisas. Quando quer ver coisas, vê coisas. Quando não quer ver coisas, não vê. Toda a gente viu também uma falta clara sobre o Pepê antes do lance que dá o livre lateral que leva ao penálti. Enquanto o penálti é evidente, também é evidente a falta que o Pepê sofre nas costas com o empurrão do Maxi Araújo. Também já tivemos um caso recente do Sporting-Famalicão, de um golo anulado ao Famalicão e num lance que o VAR decidiu intervir", concluiu o líder dos azuis e brancos.

