André Franco encaixa no perfil desejado no FC Porto: a peça que liga o miolo ao golo
O mais recente reforço portista viveu a época de explosão em 2021/22, na qual marcou 11 golos e fez quatro assistências depois de ter sido desafiado pelo ex-treinador, Bruno Pinheiro.
Corpo do artigo
Onze golos e quatro assistências em 33 jogos disputados na última edição do campeonato são os dados que compõem o atrativo cartão de visita de André Franco, anunciado quinta-feira à noite como reforço do FC Porto.
Números que adquirem ainda maior dimensão se tivermos em conta que foram obtidos ao serviço do nono classificado da Liga Bwin 2021/22 e a jogar, primordialmente, como médio.
Ainda assim, o futebol do criativo vai para lá da estatística. Passamos a explicar: ao assegurar Franco, o clube azul e branco deu a Sérgio Conceição um centrocampista com chegada à área, que garante a ligação entre o setor intermediário e o ataque. Algo que os campeões nacionais tinham perdido com a saída de Fábio Vieira - para o Arsenal -, um jogador de características muito semelhantes às de André: não só pisam os mesmos terrenos, como são ambos canhotos. A juntar a isto, há o fator da polivalência. Caso Conceição assim entenda, o mais recente dragão também pode jogar mais encostado a uma das faixas ou até no duplo pivô que o técnico utiliza habitualmente.
Um dos grandes produtos dos Sub-23 de Estoril, André Franco "explodiu" na primeira época que cumpriu no mais alto escalão do futebol português. Sob a orientação de Bruno Pinheiro, o jogador aceitou um repto lançado pelo treinador e até superou as expectativas. "O André ouve muito o que lhe é dito e foi-lhe lançado o desafio dos golos, trabalhando a chegada à área, e ele melhorou, por isso não me espanta o interesse de outros clubes, merece o dinheiro que vão oferecer por ele", referiu, em maio, o antigo técnico dos canarinhos, já em antecipação de uma eventual saída, agora confirmada. A juntar a tudo isto, o jovem jogador, de 24 anos, apresenta uma grande margem de progressão.
O ano de sonho de André Franco também não passou despercebido fora de portas e, como O JOGO deu conta em tempo oportuno, clubes como Génova e Cagliari (Itália), Valladolid, Celta de Vigo e Elche (Espanha) e Fenerbahçe (Turquia), entre outros, cogitaram a contratação do médio. Mais recentemente, voltando ao panorama nacional, também o Sporting entrou na rota do jogador e, há dias, o diretor-geral da SAD do Estoril, abriu a porta a negociações, sempre sem descartar o interesse do FC Porto. "Em relação ao André Franco e a outros jogadores, existem demonstrações de interesse, perguntas e, eventualmente, algumas negociações que estamos a gerir. Quando o momento for certo, iremos comunicar", afirmou Guilherme Muller. Ontem, esse momento chegou mesmo. O FC Porto ganhou a corrida à concorrência e garantiu uma aposta de presente e futuro.