Confira a análise à quinta jornada do principal campeonato do futebol português.
Corpo do artigo
Praticamente no último sopro do jogo (90'+12'), o Benfica conseguiu o golo que garantiu a reviravolta. A capacidade de jogar contra o cronómetro é típica dos "grandes", e o FC Porto é a equipa que mais tentos apontou para lá dos 90', nas últimas cinco épocas da Liga Bwin.
É impossível não destacar ainda o recorde de sete golos - sete vidas - do Sporting, na época do título (2020/21).
Quatro foras de jogo
O avançado Toni Martínez (titular pela primeira vez esta época), somou quatro foras de jogo, igualando o recorde num jogo, esta época, de Vitinha (Braga). Em equipas, Benfica e FC Porto lideram, com um total de 14.
0 - Pontos recorde
Desde os três pontos por vitória (95/96) que não havia duas equipas sem pontos à 5.ª jornada: P. Ferreira (César Peixoto, na foto) e Marítimo. E, ainda assim, só em quatro épocas uma equipa não somou pontos por esta altura.
22 remates
Está no plantel do Portimonense o maior rematador da Liga Bwin. O avançado brasileiro Welinton Júnior disparou 22 vezes (e dois deles deram golo). Tagueu (Marítimo), é 2.º, com 16.
Dois em perigo
Demorou apenas quatro jornadas para dois jogadores somarem quatro cartões amarelos e ficarem à bica de cumprir um jogo de castigo no 5.º. São eles Ugarte (Sporting) e Bruno Varela (V. Guimarães).
Primeira chicotada
Vasco Seabra sai do Marítimo após cinco derrotas consecutivas. A probabilidade de despedimento de um, ou mais, treinadores nas últimas 28 épocas (desde 1995/96, três pontos por vitória) é de 75%.
15144801