Ricardo e Alex Telles superam os concorrentes do Benfica e do Sporting em matéria de golos e assistências.
Corpo do artigo
Ricardo e Alex Telles, os dois laterais do FC Porto, chegam ao clássico com o Benfica num grande momento de forma. Os dois defesas têm sido influentes tanto a defender como a atacar, registando, no campeonato, números superiores aos dos laterais dos diretos perseguidores, concretamente André Almeida e Grimaldo (Benfica), e Piccini e Fábio Coentrão (Sporting).
Analisando as ações ofensivas dos laterais dos três grandes, Ricardo e Alex Telles contribuíram, entre remates certeiros e assistências, para 16 golos do FC Porto. André Almeida e Grimaldo surgem logo atrás dos portistas, com 13 ações decisivas, enquanto Piccini e Fábio Coentrão somam apenas seis lances que originaram golos dos leões. Dos seis laterais, o defesa italiano do Sporting é mesmo o único que não regista qualquer golo. Nesse capítulo, Ricardo e Alex Telles somam, juntos, quatro tentos, superando os três da dupla benfiquista.
Em termos de assistências, Ricardo e Alex Telles dominam, com 12 lances decisivos. O brasileiro arrasa todos os concorrentes, com nove passes para golos dos companheiros: de livre, de canto ou de bola corrida, o lateral-esquerdo brasileiro tem sido decisivo na temporada do FC Porto. O brasileiro só não tem números superiores porque teve de parar devido a lesão. Mesmo assim, contabiliza 25 jogos, num total de 2192 minutos. Com ele em campo, a equipa marcou 63 golos e sofreu apenas 13. Telles voltou a ser decisivo na última jornada, contra o Aves, ao marcar o primeiro golo do encontro, através de uma grande penalidade. Depois de tantos castigos máximos desperdiçados pelos companheiros, o lateral-esquerdo imitou Aboubakar e converteu um penálti quatro meses depois.
Ricardo tem os mesmos dois golos de Alex Telles, mas menos seis assistências. O internacional português tem mostrado um rendimento elevado tanto a defender como a atacar, com a particularidade de já ter sido utilizado como lateral-direito, extremo ou até segundo avançado.