O jogador da Liga com mais golos de livre direto é o maritimista Edgar Costa e bastaram três para o guiar ao topo do ranking
Corpo do artigo
O jogador da Liga com mais golos de livre direto é o maritimista Edgar Costa e bastaram três para o guiar ao topo do ranking. As barreiras, a falta de distância destas, os guarda-redes atentos e a falta de pontaria deixaram os especialistas à mingua, ao ponto de este campeonato dever cinco golos à edição da época anterior: 21 golos contra 26. É certo que ainda falta uma jornada para fechar a época, ma é pouco crível que a desvantagem seja muito encurtada. Para se ter a ideia da grandeza destes 21, diga-se que representam uns curtos 2,6 por cento dos 794 golos da I Liga.
O défice é geral: há seis equipas - e três delas são da primeira metade da tabela (Braga, Moreirense e Vitória de Guimarães) - sem golos através deste recurso e, mesmo aquelas que mais se destacaram, não o fizeram mais de três vezes, como foi o caso do Marítimo e do Sporting.
Curiosidades
1.º hat-trick
Guilherme Schettine, avançado do Santa Clara, fez o primeiro hat trick desde que joga em Portugal (em todas as competições). O ponta de lança brasileiro soma nove golos em 37 jogos na I Liga.
21 assistências
Esta é a época de Corona com mais assistências de todas as quatro épocas de I Liga: nove. O extremo mexicano soma 21 passes para golo em Portugal (só I Liga). 18/19: 9; 17/18: 3; 16/17: 5; 15/16: 4.
28 golos sofridos
O Belenenses sofreu 28 golos nas últimas nove jornadas (média de 3,11 tentos por jogo). Numa hipotética classificação entre a 25.ª e a 33.ª jornada, os azuis seriam a equipa mais batida, com mais sete sofridos do que o Nacional.
100 golos de penálti
O golo de Marega (FC Porto), frente ao Nacional, foi o 100.º de penálti, entre todas as equipas, na I Liga. Ainda falta uma jornada para o final, mas este é já o valor mais alto da competição, desde o regresso ao formato de 18 equipas (2014/15).
3.ª pior eficácia
A despromoção do Nacional acontece na sequência de uma coleção fatal de uma estatística desfavorável: equipa com mais golos sofridos (70); 5.ª com menos marcados (33); 9.º com mais remates, mas 3.ª com a pior eficácia (8,6%).
6.ª expulsão
O vermelho de Ristovski foi a sexta expulsão de um jogador do Sporting, na I Liga. É o valor mais alto desde 2014/15, época na qual os leões somaram dez expulsões (oito duplos amarelos e dois vermelhos) em toda a época.