Amorim acaba com nota oito: finanças, títulos e valorização de jogadores em análise
Pela segunda vez consecutiva, o treinador Rúben Amorim consegue vencer dois troféus numa mesma temporada.
Corpo do artigo
O Sporting disse no sábado adeus ao título de campeão nacional, que era o grande e mais desejado objetivo da época. Apesar disso, o clube não vai para férias de mãos a abanar, pelo que é legítima a pergunta: terá sido esta uma boa época leonina? Ou, pelo contrário, há razões para os adeptos se deixarem tomar pelo desalento?
Em termos de troféus ganhos, o clube termina com duas conquistas: a Supertaça (vencida ao Braga) e a Taça da Liga (ganha ao Benfica). Não foi conseguido o mais importante (Liga Bwin), mas diga-se que, em toda a história do Sporting, nunca foram até hoje ganhos mais do que dois troféus numa só época.
Se nos balizarmos apenas neste século (ver quadro em anexo), só por quatro vezes os leões tinham terminado com dois troféus, pelo que, em termos quantitativos, esta que agora termina bem pode ser considerada como uma das cinco melhores do século XXI, superada pela de 2020/21 (já com Rúben Amorim) e pela de 2001/02 (Laszlo Boloni ao leme), uma vez que, nestes casos, um dos dois títulos foi o de campeão nacional. Nas outras duas ocasiões (2007/08 e 2018/19), um dos troféus ganhos foi a Taça de Portugal, que é considerada a segunda mais importante prova do calendário nacional, pelo que, sob este prisma, esta foi a quinta melhor temporada leonina deste século.
A felicidade não é total, mas de acordo com o painel consultado por O JOGO, a temporada merece nota 8 numa escala de 0 a 10. Um "bom" já a roçar um "muito bom" com dois dos sportinguistas, inclusive, a darem nota 10, considerando que Rúben Amorim não poderia ter feito melhor do que o que fez.
Plantel ainda a cavalgar a onda da valorização
Matheus Nunes terá sido o jogador leonino mais valorizado esta época. De acordo com o Transfermarkt, o médio começou a temporada a temporada avaliado em cinco milhões de euros, estando agora a valer cerca de 30 milhões. Segue-se Pedro Gonçalves, que neste âmbito terá "crescido", para aquele site especializado, 13 M€ (de 22 para 35). No total, para o Transfermarkt, a equipa valorizou cerca de 80 milhões.
Mais capacidade para atrair reforços
Financeiramente, esta época leonina foi também uma das melhores de sempre, tendo em conta os 45 milhões de euros amealhados com a chegada aos "oitavos" da Liga dos Campeões. Mais do que isso, com o segundo lugar na Liga Bwin, o clube ficou também a saber que vai arrecadar novo bolo milionário, com um prémio de presença que não está definido (varia consoante o ranking da UEFA entre os 32 participantes) mas que deve situar-se entre os 25 e os 40 milhões. Por outro lado, a presença na prova, por si só, vai permitir a aquisição de reforços de maior qualidade, como frisou a O JOGO o ex-candidato presidencial Nuno Sousa: "É importante para a preparação da próxima época estarmos na Champions, porque podem fazer-se outro tipo de contratações, como aconteceu com o Sarabia, por exemplo. Assim, podemos aceder a jogadores mais valiosos."
No pódio dos golos e das melhores pontuações
O Sporting ainda pode igualar a pontuação conseguida no ano do último título, ou seja, na época passada, quando chegou aos 85 pontos. Desta feita tem 82, mas ainda recebe o Santa Clara, pelo que pode igualar, neste registo, os pontos de 2020/21. E, inclusive, com melhor diferença de golos, que na época passada foi de 45 positivos (65 marcados e 20 sofridos), para o atual saldo favorável de 46 tentos (69 faturados e 23 encaixados). Esta segunda versão de Rúben Amorim sofreu mais três golos, mas também concretizou mais quatro. "A sorte na época passada tinha sido a de apanhar um FC Porto menos fraco, enquanto esta época o azar foi precisamente o contrário, o de apanharmos um FC Porto muito forte", comentou Augusto Inácio a O JOGO. Num contexto global, o clube tem esta época a terceira melhor diferença de golos do século XXI, apenas superada pela equipa campeã de 2001/02 (com Boloni), que teve saldo favorável de 49 tentos) e pela de 2015/16 (com 58). Essa equipa de Jorge Jesus, aliás, é a única que fez melhor que esta, com 86 pontos ganhos.
Inquérito
Como avalia a época do Sporting e de zero a dez que nota atribui?
Sousa Cintra Nota: 10
Antigo presidente
"Varandas, Amorim e jogadores estiveram bem"
O segundo lugar representa muito, pois o Sporting vai estar presente na Liga dos Campeões e financeiramente sabemos o que isso representa. O FC Porto foi melhor e teve também aquela pontinha de sorte em vários momentos. Mas o Sporting esteve muito bem. O Varandas, o Amorim, os jogadores, toda a estrutura do Sporting esteve bem. Espero que na próxima consigam manter o nível e com mais títulos.
Pedro Venâncio Nota: 7
Antigo jogador
"Dos quatro troféus ganhou dois"
Tratou-se de uma boa temporada. Dos quatro troféus em causa, ganhou dois, embora não tenham sido os mais importantes. Garantiu o segundo lugar, que dá cesso direto à Liga dos Campeões. Além disso, demonstrou em muitos jogos uma enorme qualidade. Portanto, só podemos dizer que foi uma época positiva. Para ter nota dez teria de ganhar campeonato e Taça, mas como isso não aconteceu fica com nota sete.
Luís Filipe Nota: 8
Antigo jogador
"Importante dar passos seguros"
Foi sem dúvida uma boa temporada. Acabou por ganhar dois troféus. Foi afastado dos dois principais, mas garantiu a presença na Champions e tudo o que representa participar nessa competição. Num clube como o Sporting dar passos tão seguros como os que foram dados é sempre muito importante.
Carlos Severino Nota: 7
Ex-candidato à presidência
"Assegurou os serviços mínimos"
Não foi a época que pretendíamos, mas do mal o menos. O Sporting não ganhou o campeonato, mas garantiu a Champions diretamente. Digamos que assegurou os serviços mínimos. A equipa teve possibilidades de fazer melhor. Falhou nos jogos contra o Braga e Santa Clara de forma inesperada. Se tem ganho esses dois jogos estou convencido que o Sporting seria campeão nacional.
Agostinho Abade Nota: 8
Antigo dirigente
"Jogaram bem, conseguiram pôr o clube a crescer"
A época foi razoável. Não foi a que desejávamos, porque o grande desejo era o título, mas existem concorrentes fortes e outros fatores difíceis de contrariar. Não estamos felizes, porque queríamos muito ser campeões, mas o balanço é positivo. A equipa teve uma atitude muito boa, jogou bem e conseguiram pôr o clube a crescer, numa época em que foi preciso mudar o estilo de jogo.
Augusto Inácio Nota: 7
Antigo treinador
"O azar de apanhar um FC Porto muito forte"
Não digo que tenha sido uma boa época, mas foi razoável. Muitos sonhavam com o título, até porque há muitos anos que não somos campeões duas vezes seguidas. A sorte na época passada tinha sido a de apanhar um FC Porto menos forte, enquanto esta foi o contrário, o de apanharmos um FC Porto muito forte. Mas houve uma boa participação na Liga dos Campeões e venceram-se dois troféus. Não foi perfeita, mas foi uma época muito, muito razoável.
Nuno Sousa Nota: 7
Ex-candidato à presidência
"Foram prémios de consolação"
Não foi uma boa época, porque temos que ser exigentes e tentar o título. Não conseguimos os dois principais objetivos, campeonato e Taça, mas ficámos com o prémio de consolação, que foi a supertaça, o segundo lugar e também a taça da liga. E é importante para a preparação da próxima época termos ido à Liga dos Campeões, porque podem fazer-se outro tipo de contratações.
Bessone Basto Nota: 10
Antigo atleta
"Rúben Amorim fez milagres"
Foi uma grande época. O Amorim fez milagres. Agora que isto está a andar, deixem as pessoas trabalhar. Foi uma grande época para o que estávamos habituados. Reparem que, em 20 anos, fomos campeões quase tantas vezes como o Boavista, que foi uma vez e nós fomos duas. O Sporting ganhar um campeonato hoje em dia é quase um milagre. Dou nota 10. O Sporting está no bom caminho.