Sporting não avançou para a compra de 75 por cento do passe por 600 mil euros e verá agora o valor do extremo, pelo menos, quintuplicar
Corpo do artigo
Geny Catamo vai ficar mais caro aos cofres do Sporting, isto porque o clube não avançou para a compra faseada do passe do extremo moçambicano. Os leões detêm apenas 25% dos direitos económicos do canhoto que resgataram ao Amora, ainda júnior, em 2019, e pelo qual pagaram 200 mil euros. Optaram por não investir perto de 200 mil euros a cada ano para chegar à totalidade do passe (ver peça à direita). Contas feitas, foram poupados 600 mil euros, mas essa decisão vai ter inflação garantida. Agora, Frederico Varandas terá de negociar um acordo com a SAD do Amora e, sabe O JOGO, isso implica, pelo menos, colocar cinco vezes mais em cima da mesa.
Sabe O JOGO que a SAD não encetou conversas para agilizar um acordo, mesmo que Amorim o veja como solução para quatro posições. Houve desconfiança no potencial de Catamo.
O clube da margem sul do Tejo está tranquilo com o processo e, sabe O JOGO, não tem ainda conversa aberta com o Sporting. No entanto, com a passagem do jogador para a equipa principal dos leões, e com quatro encontros feitos na I Liga para já, a valorização subiu em flecha e o Amora pretende aproveitar isso, como é natural. De acordo com o que O JOGO pôde saber, a fasquia estará nos três milhões de euros, verba que pode representar um início frutuoso para as conversações com a SAD do clube que milita na Liga 3, mas tal cotação poderá disparar mediante os momentos individuais do extremo, e até da campanha que o Sporting venha a fazer na Europa.
16986287
Poderá gerar algum espanto que o Sporting tenha desperdiçado a hipótese de concretizar um negócio que ficaria em 800 mil euros; tal situação deve-se, apurou O JOGO, à desconfiança no potencial de Geny Catamo. Apesar da qualidade do jogador, os responsáveis verdes e brancos foram adiando uma decisão, concentrando os últimos esforços no mercado de verão para rentabilizar saídas e garantir reforços para Amorim nas posições de avançado (Gyokeres), médio-defensivo (Hjulmand) e lateral direito (Fresneda). Apesar de Catamo ter encantado mal apareceu nos juniores, e de ter feito 17 jogos na equipa B em 2020/21, os empréstimos a V. Guimarães e Marítimo revelaram um jogador incapaz de se afirmar, somando 21 encontros divididos por duas épocas.
16986182
Rúben Amorim estendeu-lhe a oportunidade e o moçambicano agarrou-a. Foi ala direito enquanto Ricardo Esgaio estava sozinho na posição, é agora visto como alternativa a Nuno Santos para a esquerda e pode ainda jogar como extremo nos dois corredores. Com contrato até 2025, e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, o Sporting terá interesse em aumentar a percentagem do passe.
Processo negocial
Pagamento faseado descansava o Sporting e foi solução precisa
Quando Varandas chegou à SAD, o Sporting priorizou pagar menos e, com isso, deixar partes dos passes nos clubes. Acordou com a SAD do Amora ficar com 25%. Até 1 de agosto de 2021 podia ter ficado com mais 45% a troco de 250 mil euros e com mais 20% por 150 mil euros no ano seguinte. Não exerceu essas opções, nem a última, que expirou há um mês, por mais 10%.
Black Bulls reclamam, mas Amora ficará com o que venha a receber
A Academia Black Bulls reivindicava 80% do valor que o Amora recebesse por Geny Catamo. No entanto, de acordo com as regras da FIFA, está proibida a divisão de passes por três clubes. Como tal, a SAD do Amora acredita que terá a haver todo o valor, entregando, sim, uma compensação pelos direitos de formação.
Amorim é admirador antigo e pediu empréstimos para o ala
Amorim é admirador de Geny Catamo e queria o atleta apto para a equipa A. Pediu para que este fosse cedido a clubes de I Liga.