Se é, para um guarda-redes, muito difícil somar nove defesas em apenas 90 minutos (não estão incluídas saídas da baliza ou recolhas simples), mais o é quando o guarda-redes é de uma equipa "pequena" e joga contra um grande.
Corpo do artigo
Amir fez, no Dragão, mais defesas do que qualquer outro guarda-redes na I Liga nas três jornadas que estão decorridas na competição. Quem assistiu ao FC Porto-Marítimo já desconfiaria, apesar de Pasinato (Moreirense) e Bruno Varela (V. Guimarães) terem estado quase ao mesmo nível nas jornadas anteriores. Se é, para um guarda-redes, muito difícil somar nove defesas em apenas 90 minutos (não estão incluídas saídas da baliza ou recolhas simples), mais o é quando o guarda-redes é de uma equipa "pequena" e joga contra um grande.
O mérito de Amir é tanto maior porque aparece entre os primeiros no que diz respeito aos reflexos utilizados e também nas saídas da baliza o que, de alguma forma, o confirma como um guarda-redes completo, pelo menos nesta fase da época.
Aliás, para encontrar um guarda-redes que tenha feito tantas ou mais defesas do que Amir num jogo contra um grande é preciso recuar até janeiro e à 16.ª jornada da época passada, quando Beunardeau, então no Aves, fez 10 defesas na Luz, contra o Benfica.
Os números que ao lado apresentamos são apenas relativos a esta época. E confirmam o maritimista como o guarda-redes com mais defesas esta época e um dos mais eficazes entre todos aqueles que participaram nos três jogos até então disputados.
E o mérito de Amir é tanto maior porque aparece entre os primeiros no que diz respeito aos reflexos utilizados e também nas saídas da baliza o que, de alguma forma, o confirma como um guarda-redes completo, pelo menos nesta fase da época. Curiosamente, só um dos cinco guarda-redes com mais defesas esta época perdeu o jogo em causa: Pasinato, no Benfica-Moreirense.