Alvo do Sporting elogiado: "Médio com muita qualidade técnica, tem força e ginga"
Sylvinho, antigo treinador do Lyon, orientou o médio quando este chegou à Europa e conhece bem as suas características.
Corpo do artigo
O Sporting faz marcação cerrada a Jean Lucas, tentando que o médio brasileiro do Mónaco faça parte dos quadros do clube na próxima temporada.
Frederico Varandas avançou com uma primeira oferta na ordem dos 5 milhões de euros, mas os leões estão dispostos a esticar a corda até aos sete para convencer o Mónaco a libertar o atleta.
O emblema francês, por seu lado, vai resistindo na medida do possível e já foi avisando que pretende uma verba na ordem dos 9/10 milhões para deixar sair o médio.
Jean Lucas também faz a sua parte, pressionando o clube, até porque não joga desde 27 de outubro do ano passado. Contabiliza apenas 379 minutos de jogo - relação difícil com o treinador do clube, Philippe Clement -, muito pouco para um jogador cujo contrato termina em 2026. A saída parece inevitável e Sylvinho, antigo treinador do Lyon, o homem que recebeu Jean Lucas quando este chegou à Europa proveniente do Santos (2019/20), aplaude, afirmando, sem dúvidas, que se trata de uma ótima opção para os leões.
"É um médio com muita qualidade técnica, tem força e tem ginga. Podemos também dizer que se trata de um jogador vigoroso", começou por referir o atual selecionador da Albânia em declarações a O JOGO. "É um jogador que entra bem na área, com muito boa presença na área, diria", acrescenta o antigo jogador do Barcelona e Arsenal, entre outros. Sylvinho afiança que Jean Lucas não deve ter "mudado a sua forma de estar" ao longo dos anos. "É o típico brasileiro, vai sentir-se em casa no Sporting. Conhecendo a essência dele como conheço, acho que não terá problemas de adaptação a um clube de tamanha dimensão. Além disso, tem tudo para evoluir", sublinhou, acreditando que nenhum "fator irá inibi-lo", pois está "muito habituado à pressão". "Vejo que será uma grande oportunidade para ele. E se não está a jogar no Mónaco, melhor ainda", asseverou.
Relembrando os tempos em que orientou o médio no Lyon, Sylvinho reforça a ideia de que se trata de um jogador virtuoso com a bola no pé. "Gosta de arriscar no drible, pelo menos essa era uma das suas mais-valias. Agora, é evidente que por vezes os treinadores preferem que um jogador seja mais posicional e não avance tanto. Não é o caso, ele gosta de subir no terreno", recordou, encontrando semelhanças com outro médio brasileiro que vestiu a camisola dos leões.
"Eu também vou arriscar um pouco e dizer que ele é um bocadinho parecido com o Elias [passou pelo Sporting em 2011/12 e 2016] no seu início de carreira. Acredito que se se confirmar a ida dele para o Sporting, todos irão ficar satisfeitos com a opção".
Na análise ao jogador pretendido pelo Sporting, Sylvinho ressalva que uma mudança "tem os seus custos" em várias vertentes, mas que Jean Lucas não terá "problemas" porque veio cedo para a Europa e adaptou-se bem ao futebol francês, mesmo sabendo-se que é um futebol onde se utiliza muito o físico.