Declarações de Álvaro Pacheco na conferência de imprensa de antevisão ao jogo diante do Moncarapachense, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
Se a pausa foi importante: “Sem dúvida que aproveitámos este tempo para passar o nosso jogo, as nossas referências e comportamentos do que vão ser as nossas linhas orientadoras. É evidente que isto é só o início, ainda há um longo caminho para trilhar e muita coisa para treinar. aproveitámos este período e esta paragem para assimilarmos o que achamos que neste momento são fundamentais e vai suportar a nossa ideia de jogo. A forma como a minha equipa tem treinado, o entusiasmo e paixão que têm demonstrado por estes valores deixa-me enquanto treinador muito satisfeito com o desempenho dos meus jogadores”.
Que dificuldades espera: “É a Taça, jogo da Taça. E temos de saber que os jogos da Taça, e posso falar por experiência, estas equipas, e já passei por isso, olham para estes jogos como uma oportunidade de jogarem com uma equipa do primeiro escalão, de se mostrarem, para mostrarem a qualidade que existe o futebol português nas divisões inferiores. Olham para estes jogos como uma oportunidade para se mostrarem e especialmente para fazerem Taça, para fazer surpresa. Temos de ter a noção que somos Vitória, do que queremos fazer: chegar e sermos capazes de impor o nosso jogo. Vamos encontrar um adversário que tem valências muito pertinentes e muito boas, que ainda não perdeu no campeonato, que vai em primeiro lugar, que está com rotinas e hábitos de vitória e não tenho dúvidas que vai ser um adversário que nos vai obrigar a estar no máximo. Temos de ter a responsabilidade de impor a nossa vontade de ultrapassar a eliminatória e mantermo-nos nesta prova”.
Se sonha com o Jamor: “Todos os simpatizantes olham para a Taça e têm um sonho, têm um objetivo. Mas acho que o mais importante é olharmos para o presente. O que temos de fazer, que é sermos competentes, sérios, responsáveis nesta eliminatória e neste jogo. O nosso objetivo é irmos o mais longe possível mas o nosso foco é o presente e esta eliminatória”.
Se ganha mais importância depois da Taça da Liga: “Olhamos para a grandeza do Vitória. Todas as competições em que o Vitória está inserido são de máxima responsabilidade, e é algo em que queremos chegar o mais longe possível. O que posso dizer é que os jogadores estão a treinar e mereciam ter oportunidades. Os que vão jogar têm de ter responsabilidade de perceber o que é ser Vitória”.
Se pode haver alterações no onze: “Não olho para estes jogos da Taça como mais acessíveis, são todos de grau de dificuldade alto. Temos depois de perceber como somos capazes de nos impormos no jogo. Porque se olharmos para os jogos desta forma, esquecemo-nos do que é mais importante, que é o que temos de fazer, de que forma é que temos de encarar o jogo e os meus jogadores sabem que o que estamos a implementar é uma filosofia de jogar para ganhar e jogos para ganhar conta qualquer adversário. Amanhã vamos ter um adversário que vai testar as nossas capacidades e temos de manter a ambição de continuar nesta Taça. Como treinador podia ter a sensibilidade que podia aproveitar e dar minutos e ritmo a alguns jogadores mas não, o que é fundamental é preparar-nos de uma forma certa. Os que vão jogar amanhã são os que estão mais capacitados para dar uma boa resposta para os nossos objetivos”.