Álvaro Pacheco: "Claramente que hoje aqui quem perdeu dois pontos foi o Vitória"
Declarações de Álvaro Pacheco, treinador do V. Guimarães, após o empate 2-2 na receção ao Benfica,
Corpo do artigo
Análise: "Olhando para este jogo fica pena, e posso falar pelo sentimento do balneário, esta mentalidade de campeão, estamos tristes e frustrados, porque penso que o Vitória merecia a vitória, pelo que foi o desempenho durante os 90 minutos, pela capacidade que tivemos de nos superarmos e sermos melhores durante o jogo todo. Fizemos uma primeira parte monstruosa, em que criámos variadíssimas oportunidades, fomos capazes de nos adaptarmos ao terreno e de aproveitar, fizemos combinações, levamos muito a bola para último terço, situações de finalização, era justo chegarmos a vencer ao intervalo. Na segunda parte voltamos a ser dominantes, a ir para cima, a procurar o golo, olhando para as duas equipas, víamos o Vitória a criar oportunidades, o Benfica praticamente teve uma oportunidade e fez golo, teve outra oportunidade no final e fez golo. Nós fomos capazes de fazer o segundo golo, podíamos ter feito o terceiro, depois ficámos com um jogador a menos e mesmo com um jogador a menos não nos amedrontámos, nunca perdemos a coragem de jogar o jogo, olhar o jogo olhos nos olhos e ir em busca do terceiro golo. Nunca nos pusemos a defender o resultado, tivemos oportunidade para fazer o terceiro golo, não fomos capazes de o fazer e depois o Benfica foi feliz. Lance individual, uma bola colocada e o Benfica acho que foi feliz. Claramente que hoje aqui quem perdeu dois pontos foi o Vitória.”
Relvado: “O relvado esteve para as duas equipas, o mais importante foi a equipa que fez mais para chegar à frente e para fazer golos, e eu acho que essa equipa foi o Vitória, claramente. A nível de oportunidades, de situações de golo, penso que tirando estes últimos minutos, durante o jogo todo foi o Vitória que foi atrás. Fomos capazes de aproveitar oportunidades de profundidade como também jogo por fora, com combinações, com jogo associativo, aproveitámos também muitas vezes o jogo interior, mais na primeira parte do que na segunda, mas na segunda também. É evidente que, se tivesse outro relvado, não tenho dúvidas nenhumas que o espetáculo teria sido diferente. Duas equipas que estão em excelentes momentos e mesmo assim foi um espetáculo fantástico de assistir. Duas grandes equipas, mas acho que pelo que fizemos merecíamos claramente a vitória.”
Jogadores: "Cheguei ao balneário vi eles em silêncio, estão tristes, desiludidos, mas acho que têm de estar orgulhosos. Quem jogos desta forma, quem teve esta prestação e foi capaz de lidar com as incidências do jogo e manteve sempre uma mentalidade de campeão foram os jogadores do Vitória. Têm de estar orgulhosos pelo que têm estado a conquistar, pelo que têm estado a fazer e pelo que fizeram hoje. Hoje estamos tristes, porque não conseguimos conquistar aquilo que queríamos muito, que era chegar aos 42 pontos, mas temos de estar orgulhosos pelo que fizemos e trabalhar e focarmos já nos próximos três pontos.”
Quarto lugar pode ser um objetivo? “O nosso grande objetivo é amanhã estamos a treinar e já focados para conquistarmos os próximos três pontos. São esses os nossos objetivos, são os três pontos mais importantes das nossas vidas. Temos de preparar-nos para sermos capazes de chegar lá e sermos capazes de os conquistar, vamos jogar contra uma grande equipa.”