
Álvaro Magalhães
Mário Vasa
Antigo jogador das águias vê o Sporting "num momento de forma fantástico"
Leia também "Dérbi frente ao Benfica? Se o Sporting jogar o que sabe..."
O Benfica tem a "responsabilidade" de vencer o dérbi da I Liga, contra o Sporting, na sexta-feira, disse à agência Lusa o antigo lateral-esquerdo dos encarnados Álvaro Magalhães. "É mais importante para o Benfica ganhar, porque o Sporting está à frente. Se o Sporting perder, perde três pontos, mas fica ali com os mesmos pontos do Benfica. E o campeonato não se vai decidir já na sexta-feira", analisou o antigo jogador do clube da Luz.
Segundo Álvaro Magalhães, que representou as águias entre 1980 e 1989, "o jogo é fundamental, mas não vai morrer ninguém" em caso de derrota, até porque, vincou, "os campeonatos perdem-se é com as equipas mais pequenas, que não lutam pelo título". Não negou, no entanto, a importância do encontro para os encarnados. "É muito importante para o Benfica ganhar o jogo, é evidente. A responsabilidade está em cima do Benfica", reconheceu.
Sobre o atual momento dos dois rivais, Álvaro admite que "o Sporting está melhor" e "num momento de forma fantástico", mas o triunfo suado do Benfica na visita ao Nacional (2-1), na última jornada, "é um sinal positivo". "O Sporting está a viver um dos melhores momentos da época, a equipa está a ganhar, está moralizada. Esse resultado do [Benfica contra o] Nacional, é sinal de que alguma coisa está a mudar. Houve uma reação positiva e é a essa reação que o Benfica tem de se agarrar", apontou.
A "reação", entende o antigo internacional português, está relacionada com a estabilidade que José Mourinho está a dar à equipa, repetindo "oito, nove, ou 10" jogadores nas últimas jornadas, embora não acredite que o técnico vá abdicar da sua forma "muito pragmática" de abordar o encontro. "[Vai procurar] um equilíbrio defensivo a 99,9% e tentar explorar uma perda de bola do Sporting. O Mourinho vai ter de estudar bem o Sporting e tentar fazer aquilo que sabe bem. Penso que o Benfica vai tentar jogar no [aproveitamento do] erro do Sporting", antecipou o antigo treinador.
Prevê-se, por isso, um jogo "muito, muito tático" entre os dois velhos rivais de Lisboa. "E, portanto, a equipa que for mais esperta, mas experiente nalgumas situações, pode decidir o jogo" a seu favor, concluiu Álvaro Magalhães que, para além de nove temporadas na Luz, representou ainda Académica, Estrela da Amadora e Leixões.
O Benfica recebe o Sporting na sexta-feira, em partida da 13.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol com início previsto para as 20h15, no Estádio da Luz, em Lisboa. Os encarados chegam ao dérbi em terceiro lugar no campeonato, a três pontos do Sporting, segundo classificado, e a seis do FC Porto, que lidera a competição.
Se vencer, a equipa orientada por José Mourinho iguala os leões na segunda posição, mas qualquer outro resultado deixará o rival na frente e pode permitir aos "dragões" distanciarem-se ainda mais no comando.

