Álvaro Djaló espalha charme na Europa e é figura de cartaz do ataque à Champions, sobressaindo a partir do banco
Corpo do artigo
Quem vê Djaló em campo percebe estar perante um talento irresistível, capaz de jogar várias rotações acima dos rivais. Arranques pontuados de descaramento, irreverência e vertigem. E golo, eis a versão encantadora do extremo espanhol, ainda assim, agarrado ao papel de arma secreta que já o marcava na época transata - dos 41 jogos em que participou, só sete foram na condição de titular. Cada entrada de Djaló é suplemento de cafeína para o coletivo e satisfação suprema para as bancadas.
Ricardo (PAOK) esteve com Djaló nos sub-19 do Braga em 2017/18 e não duvida que é craque sem travão
Os poucos minutos que gozou com o Panathinaikos exaltaram o feroz apetite de grandes palcos. O desenho de um Braga de Champions, à distância de uma discussão titânica em Atenas, passa muito pela inspiração do espanhol, que reclama também para si esse espaço de exposição mais estimulante. Cada jogo europeu do Braga terminou com golo de Djaló, ousado e eficaz na resposta a cada oportunidade, procurando, sem concessões, caber num onze e destronar algum peso pesado. Artur Jorge vai encarando a inevitabilidade da titularidade e tem procurado testá-lo em danças de lugares. O atacante vai arrefecendo para já o impacto de reforços como Zalazar e Rony Lopes.
Foi um dos momentos da noite que aproximou o Braga da fase de grupos da Champions. Djaló recebeu de Horta, orientou o corpo para fuzilar a baliza grega. Foi o 2-0 e o terceiro golo europeu da época.
Após a grande época do Braga em 2022/23, já se augurava que fosse o espanhol de raízes guineenses a acelerar por um refrescante protagonismo. Com três golos em cinco jogos oficiais, imparável e decisivo em cada chamada, Djaló provou que tem tudo para fazer disparar o seu talento. Tem conquistado visibilidade europeia e, muito especialmente, atenção em Espanha. E desencadeia o êxtase de quem lhe é próximo. Antigo colega na formação do Braga, André Ricardo (PAOK), valida o assalto ao estrelato imediato.
16914315
"Ele tem capacidades individuais para chegar a um nível muito alto no futebol. Foi dos jogadores com quem treinei com mais capacidade de drible e imprevisibilidade. Nasceu com ele! Acho que esta época vai ter mais oportunidades de mostrar toda a sua qualidade", evidencia. "Este início de época é incrível! Está a fazer o seu caminho para conquistar a titularidade. Sabe o valor que tem, por isso, leva para o campo tranquilidade e irreverência", elogia o médio-ofensivo, particularmente feliz. "Eu, ele e o Vitinha partilhávamos casa. É um grande amigo", remata.
16914599