Acordos estão perto da conclusão. Jogadores estão controlados e chegam no verão
Corpo do artigo
O Sporting já começou a caça às suas presas de verão e Giorgi Kochorashvili, médio internacional georgiano de 25 anos do Levante, e Alisson, avançado brasileiro de 22 anos que está emprestado pelo Vitória da Bahia, do Brasil, ao Leiria, são os dois primeiros jogadores a um passo de Alvalade. A contratação dos dois futebolistas está bem encaminhada e podem mesmo ficar fechadas em breve. Tanto Alisson como Kochorashvili devem reforçar o plantel de Rui Borges na próxima época, de forma a dar mais opções ao treinador verde e branco, que tem contado com vários jogadores lesionados esta temporada.
Canarinho, de 22 anos, está cedido pelo Vitória da Bahia, do Brasil, mas não joga há quase dois meses. Já o internacional pela Geórgia soma seis golos e quatro assistências em 25 jogos pelos espanhóis.
Formado no Vitória, Alisson está no terceiro empréstimo desde que assinou pelo Bahia. Em 2023, esteve no Náutico e, em 2024, no Figueirense. No verão passado chegou a Portugal para jogar na equipa da cidade do Lis, por quem somou seis golos em 18 jogos, em pouco mais de seis meses.
O seu último jogo pelo conjunto de Silas, antigo treinador do Sporting, foi já a 9 de fevereiro, frente ao FC Porto B, numa partida onde alinhou os 90 minutos. Desde então, o avançado está a treinar à parte e a sua situação está a ser acompanhada pelo Sindicato dos Jogadores. A equipa portuguesa tinha uma opção de compra de 750 mil euros por 60 por cento do passe do jogador, que recusou a mudança a título definitivo para a equipa da segunda divisão portuguesa.
O negócio está muito perto de ficar fechado e pode custar 2,5 milhões de euros aos cofres do Sporting, que deve “segurar” o futebolista até 2030. Em janeiro, o Bétis e o Villarreal também tentaram a contratação de Alisson, mas sem sucesso.
Alisson: jovem brasileiro está emprestado ao Leiria até ao final da temporada 2024/25
De Espanha pode, sim, chegar o outro reforço a Alvalade. Trata-se, então, de Giorgi Kochorashvili, que está no Levante desde 2019, altura em que deixou o CF Peralada por 250 mil euros. Formado no FC Iberia 1999, da Geórgia, o médio, de 25 anos, passou ainda pelo Girona, antes de aterrar em terras valencianas.
Começou na equipa B do Levante, que mais tarde, em 2022/23, emprestou-o ao Castellon, onde registou quatro golos em 40 jogos. Só depois assumiu-se como titular do Levante. Em 2023/24, somou dois golos em 25 jogos e agora leva seis e quatro assistências em 25 encontros pelo emblema da segunda divisão espanhola.
Kochorashvili: médio georgiano joga no Levante e recentemente marcou pela sua seleção
Kochorashvili tem contrato com o clube espanhol até 2027 e é 18 vezes internacional pela Geórgia, por quem marcou três golos, o último dos quais na passada quarta-feira, quando a sua seleção bateu a Arménia, fora de casa, por 3-0.
O médio está avaliado em quatro milhões de euros pelo Transfermarkt e foi colega de equipa de Andrés García, alvo do Sporting para reforçar a lateral-direita em janeiro, que acabou por rumar ao Aston Villa. Deve custar cerca de sete milhões e, tal como Alisson, não deve fugir aos leões.
Vitória da Bahia ainda esconde o jogo
Contactado por O JOGO, o presidente do Vitória da Bahia recusou revelar os moldes do negócio, preferindo dizer que “não” recebeu qualquer proposta dos leões e que o jogador até está mais perto do Braga, algo que não corresponde à realidade, como pode ler-se na peça ao lado. “Não assinei nada, não há nenhuma proposta e não sei quem anda a espalhar essa notícia”, atirou, desviando do tema fulcral. “Vou vender o jogador ao Braga”.
O interesse do Sporting em Alisson não é recente. Já durante o mercado de transferência de inverno em janeiro, os leões tentaram a contratação do avançado brasileiro, mas sem sucesso. Os verdes e brancos estiveram a negociar com o Leiria, que tem uma opção de compra de 750 mil euros por 60 por cento do passe do jogador, mas não conseguiram chegar a acordo com o emblema do Lis.