Os jogadores canarinhos foram alertados para evitar excessos alimentares no Natal.
Corpo do artigo
O Natal é uma época de festa, mas também de muitas tentações gastronómicas, principalmente para os atletas de alta competição, para quem uma alimentação rigorosa é essencial. De forma a evitar que os jogadores voltem aos treinos com peso a mais após a pausa natalícia, a SAD do Estoril organizou uma palestra sobre nutrição, de modo a que o plantel recorde os cuidados a ter no período festivo. "Como eles não têm treino e está frio, é necessário que se hidratem muito bem. Depois, há tendência para nesta altura só se almoçar e jantar, e não realizar nenhuma refeição intermédia, nem tomar pequeno-almoço. Também é preciso ter atenção ao consumo de fruta, que é negligenciada nestes dias. Basicamente, é estarem atentos às quantidades do que comem para não voltarem com dois ou três quilos a mais de massa gorda", aconselhou Bruno Pereira, nutricionista dos canarinhos, em conversa com O JOGO.
Sobre os doces a não consumir, este profissional de saúde, que trabalha há mais de uma década com desportistas e colabora há dois anos com o Estoril, é perentório. "É mais fácil perguntar o que devem consumir e o mais aconselhável é, de facto, o bolo-rei. Já os restantes doces, como as rabanadas, as azevias e os sonhos, são duplamente maus, porque, além do açúcar, há ainda a questão da gordura frita", lembrou Bruno Pereira, que também pediu aos jogadores moderação nas bebidas alcoólicas: "É preciso cuidado com a ingestão de álcool. Por cada copo de algo com álcool é necessário um outro de água para complementar."
Além da palestra, o plantel canarinho efetuou o primeiro treino após a vitória sobre o Aves, no qual não participaram, devido a lesão, os centrais Gonçalo Brandão e Thiago Cardoso, o lateral-direito Mano e o médio Duarte Valente. Já o central Lucão está recuperado e trabalhou sem limitações.