Além da oferta do PSG, o FC Porto tem pelo menos outra proposta a rondar os 25 M€ pelo jogador.
Corpo do artigo
A transferência de Alex Telles vai ganhando força e o nome do clube que vai contratar o lateral esquerdo brasileiro está mais nas mãos dele do que propriamente do FC Porto.
E isto porque há mais do que uma proposta na SAD azul e branca a rondar os 25 milhões de euros, pelo que a vontade do jogador será decisiva.
O PSG, já se sabe há muito, esteve na iminência de fechar o dossiê antes ainda da pandemia e voltou à carga recentemente. Os franceses são um dos clubes interessados no jogador, mas há pelo menos outro que formalizou recentemente uma proposta concreta na ordem dos 25 milhões de euros. Foi há cerca de três semanas e a vontade era concretizar o negócio no imediato. Será essa a ordem de grandeza que o FC Porto estima encaixar nesta fase, apesar da possibilidade de serem incluídos objetivos variáveis.
A um ano de terminar o contrato e no melhor momento desde que chegou ao FC Porto, Alex Telles vai sair no final da temporada. A cláusula de rescisão (40 milhões de euros) foi sempre um barómetro e uma fasquia que protegeu os interesses dos dragões. Pinto da Costa recusou abordagens anteriores na ordem dos 30 milhões de euros, mas a 12 meses do final do contrato e com a previsível quebra dos valores de mercado associada à pandemia, 25 milhões de euros acaba por ser um valor relevante. Aliás, historicamente, só oito laterais esquerdos custaram mais do que isso em transferências por todo o Mundo. Benjamin Mendy, que saiu do Mónaco para o Manchester City por 57,5 milhões de euros ainda é o recordista. No mercado português, o Benfica vendeu Fábio Coentrão ao Real Madrid por 30 milhões de euros e o FC Porto transacionou Alex Sandro para a Juventus por 26 milhões de euros.
Alex Telles deve agora pensar na proposta que mais vantajosa lhe parecer, quer do ponto de vista desportivo, quer do financeiro. É claro que os dragões podem sempre receber outras propostas nos próximos tempos e esta conjuntura ser alterada. Neste momento, porém, os dados sobre a mesa são estes. E devemos recordar que o PSG continua a estar na frente, não só por ter sido o primeiro a aparecer, como também pela possibilidade que oferece a Alex de jogar sempre para ganhar todos os títulos e ao lado de alguns jogadores que fazem habitualmente parte da seleção brasileira, como Marquinhos, Thiago Silva e Neymar. O processo vai continuar a debater-se nos próximos tempos e até pode haver acordo antes do final de julho, data prevista para o final do campeonato português .