Historicamente, não há outro lateral que tenha produzido tanto como o brasileiro. Layún é o que mais se aproxima, mas despediu-se do Dragão com 23. Brahimi tem 28, Herrera conta 26.
Corpo do artigo
Alex Telles continua a subir degraus no ranking das assistências para golo do FC Porto e, desde sábado, restam-lhe apenas mais dois para chegar ao topo.
O brasileiro fez a 37.ª oferta de azul e branco frente ao V. Setúbal e igualou o terceiro melhor registo dos últimos 15 anos, período de tempo em que a análise estatística documentada se alargou a outros parâmetros que não os habituais números de jogos, minutos, golos ou cartões.
O lateral-esquerdo partilha o pódio com James Rodríguez e tem pela frente apenas os consagrados Hulk e Quaresma, dois especialistas. Ambos superaram as 50 assistências pelo FC Porto, barreira que não está fora do alcance do esquerdino esta época, embora isso o obrigue a bater o seu atual recorde (18 assistências) numa temporada.
Por enquanto, Alex leva metade (nove), sete das quais na cobrança de lances de bola parada e duas de bola corrida. Foi o caso, por exemplo, da mais recente, frente aos sadinos, na qual cruzou para Soares na insistência de um canto que o próprio havia batido. De resto, o avançado foi um dos que, esta temporada, mais beneficiaram do acerto do brasileiro nos denominados lances de laboratório. Tal como Felipe ou Marega, Tiquinho recebeu duas ofertas do compatriota, que também já deu a marcar a Diogo Leite (Belenenses), André Pereira (V. Guimarães) e Éder Militão (Belenenses).
Alex precisou de pouco mais de duas épocas e meia para chegar às 37 atuais, mas promete não ficar por aqui. O brasileiro contratado ao Galatasaray em 2016/17 nunca ficou abaixo da dezena e na temporada transata até chegou às 18. Na história mais recente dos dragões não há outro lateral com tantos passes para golo. O que mais se aproxima é Layún e, ainda assim, fica a uma distância considerável do sucessor. O "Expresso de Córdoba" contabilizou 19 em 2015/16, mas depois foi perdendo espaço (nos dois flancos) e despediu-se do Dragão com 23.
A escalada impressionante de Alex Telles até lhe permitiu superar o registo de elementos que estão há mais tempo no plantel, como Brahimi e Herrera. O internacional argelino é, aliás, o outro membro do atual grupo que tem espaço no top 5 dos portistas com mais assistências realizadas desde 2004/05, com 28. O mexicano leva menos duas (26) e surge logo a seguir.