Em Portimão, o lateral completará o centésimo jogo na Liga e os 150 de dragão ao peito. Ninguém chegou lá tão depressa
Corpo do artigo
Alex Telles prepara-se para atingir dois números redondos de uma vez na visita ao terreno do Portimonense, no domingo. O brasileiro, titular indiscutível no lado esquerdo da defesa do FC Porto, vai cumprir a centésima partida no campeonato e, também o jogo 150 com a camisola azul e branca, somando todas as competições.
A cumprir a quarta época no FC Porto, o lateral tornou-se uma referência e até já foi capitão
Isto no culminar de uma semana em que foi eleito o melhor defesa do campeonato no mês de agosto. Mas o mais impressionante é que o brasileiro, se nada de anormal acontecer entretanto, torna-se no jogador da história dos dragões que menos tempo precisou para chegar a este número: 1129 dias é o espaço temporal desde a estreia, a 12 de agosto de 2016 e o dia de amanhã. E mesmo que não defronte o Portimonense, teria sempre o jogo com o Young Boys para bater o registo do central Rolando, que chegou lá aos 1158 dias.
Na lista dos 10 jogadores que mais rapidamente lá chegaram estão, essencialmente, jogadores da era mais moderna do FC Porto, aquela em que o clube se habituou a disputar as provas internas até ao limite das decisões e a competir com regularidade e longevidades nas competições europeias. Resumindo, antes dos anos 90 era mais difícil para qualquer jogador completar 150 desafios com uma camisola.
Ainda assim, O esquerdino está à frente de todos e este é um número histórico que o deve orgulhar, pois significa uma maratona de jogos feita... ao sprint. Nenhum treinador abdica dele para nenhuma prova. E até assim a qualidade se mantém.
Alex Telles, de 26 anos, é o dono da lateral esquerda e o rei das assistências no FC Porto, mas o seu início no clube até foi conturbado. A estreia aconteceu numa visita ao terreno do Rio Ave, no tal dia 12 de agosto de 2016, na primeira jornada desse campeonato. Aos 23" recebeu o primeiro cartão amarelo da prova e aos 65" foi expulso.
Nada que abalasse a confiança do defesa que regressaria à equipa então orientada por Nuno Espírito Santo para, basicamente, não mais largar a titularidade. Aliás, basta dizer que Alex Telles falhou apenas 15 dos 164 jogos que o FC Porto fez desde que ele chegou, quase sempre para descansar.
Alex Telles vai ultrapassar o central Rolando como o jogador que mais rápido atingiu os 150 jogos pelo FC Porto
O estatuto na equipa é inegável e sendo já um dos mais antigos - na verdade só Casillas, Marcano, Danilo e Corona têm mais jogos pelos dragões - até já foi capitão: na visita a Barcelos da primeira ronda deste campeonato. Com Danilo de fora, coube-lhe usar a braçadeira, ficando Pepe como sub-capitão.
A cumprir a quarta temporada, o percurso no FC Porto, sempre em crescendo, não só aguçou o apetite dos "tubarões" europeus - foi associado a vários nos últimos anos - como o levou à seleção do Brasil, pela qual se estreou em março deste ano, precisamente no Estádio do Dragão, num particular com o Panamá.
Só falhou 15 de 164 jogos possíveis e está ligado a 55 golos, entre os que marcou e os que ofereceu
Com 12 golos assinados e umas incríveis 43 assistências, Alex Telles está diretamente ligado a 55 golos do FC Porto, tendo conseguido 68,5% de vitórias no FC Porto, tendo perdido apenas por 18 vezes. Além da expulsão na estreia, que já fizemos referência, o brasileiro só por mais uma vez viu o vermelho, contra a Juventus, na Liga dos Campeões de 16/17.
Renovação de contrato é prioridade e já há contactos
Alex Telles está a cumprir a quarta temporada no FC Porto, com quem tem contrato até junho de 2021. O lateral está com o mesmo vínculo que assinou em julho de 2016, mas a SAD pretende estender a ligação, tendo já iniciado contactos com a sua empresária - e irmã - Helen Telles nesse sentido.
Esse é, aliás, um dossiê prioritário, apesar de haver mais jogadores, como Soares, que terminam vínculo na mesma altura. Sendo cobiçado em cada janela do mercado de transferências, o brasileiro nunca escondeu que se sente bem no FC Porto e até chegou a dizer que não se importava de ficar por lá toda a carreira. Isso aconteceu no "calor" dos festejos do título, mas desde então passaram três mercados de transferências e Alex nunca saiu.
No último, recebeu algumas ofertas, incluindo do Atlético de Madrid, mas ficou no FC Porto. Para o compensar, os dragões desejam prolongar o vínculo por mais dois anos, ou seja, até 2023, e aumentar cláusula de rescisão, que atualmente é de 40 milhões. Isto além de lhe subir o salário, naturalmente.
TOP DOS JOGADORES MAIS RÁPIDOS A CHEGAR AOS 150 JOGOS PELO FC PORTO
Alex Telles - 1129 dias
Rolando - 1158 dias
Aloísio - 1177 dias
Hulk - 1222 dias
Drulovic - 1234 dias
Corona - 1236 dias
Jardel - 1240 dias
Brahimi - 1268 dias
Kostadinov - 1272 dias
Costinha - 1284 dias