Na época do título ofereceu 18 golos. Agora leva seis. O segundo melhor portista desde 2016/17, Corona, fica-se pelas 30. E no campeonato português só o benfiquista Pizzi consegue mais.
Corpo do artigo
Com 47 assistências para golo nas três temporadas e meia que leva ao serviço do FC Porto, Alex Telles tem muito tempo para chegar às 50.
Não deve ser ainda esta segunda-feira, contra o Tondela, mas este é um adversário contra o qual Alex gostaria seguramente de somar mais um passe para golo, se não puder marcá-lo. E isto porque, ao longo das quatro temporadas que leva no FC Porto, o rival desta noite é o único, a par de Benfica e Sporting, contra o qual o lateral-esquerdo não regista qualquer ação decisiva. Pelo menos entre os 11 clubes que estiveram, como Alex Telles, sempre na I Liga desde que o lateral chegou, no verão de 2016.
Ao longo deste período, nenhum outro jogador do FC Porto se aproxima de Alex em matéria de ofertas para golo. Corona vem a seguir, com 30 assistências. Otávio conta 20. Brahimi (que entretanto saiu) e Marega ofereceram 18 tentos aos adversários. A melhor temporada do lateral-esquerdo foi 2017/18, a que devolveu o título nacional aos portistas. Foram 18 passes para golo, mais do que qualquer defesa dos principais campeonatos europeus. Na época de estreia, Alex ofereceu 10 golos. Na última foram três. Agora com seis (três para Zé Luís, uma para Marega, Loum e Luis Díaz), dentro da média, portanto.
No próprio campeonato nacional não há defesa que chegue perto do brasileiro que ontem completou 27 anos de idade. E mesmo entre os outros jogadores, só o benfiquista Pizzi conseguiu melhor: 53 assistências durante o mesmo período temporal. Bruno Fernandes, do Sporting, fica-se pelos 44 passes decisivos, mas com menos um ano do que os colegas dos adversários diretos. Os dois são médios, Alex é lateral...
Fez 27 anos e recebeu dedicatória
O lateral completou ontem 27 anos de idade e recebeu milhares de mensagens de parabéns, a julgar pelas redes sociais. Há vários colegas que se manifestaram publicamente, mas foi um ex-companheiro que mais se fez notar. Fernando Andrade, que jogou com Alex entre janeiro e maio de 2019, está agora no Sivasspor, marcou o primeiro golo do triunfo (3-1) sobre o Fenerbahçe e dedicou os festejos ao 27.º golo do amigo.