"Alberto é um lateral moderno e está em excelentes mãos para crescer ainda mais"
Alberto Costa esteve em destaque no Estádio da Luz, frente ao Benfica, e Álvaro Madureira destacou as qualidades de um “lateral moderno”, com “boa capacidade física”
Corpo do artigo
Alberto Costa foi uma das surpresas no onze do Vitória de Guimarães na última jornada, diante do Benfica, no Estádio da Luz, devido à lesão de Bruno Gaspar. E não desiludiu. A boa exibição mereceu elogios de Rui Borges, para quem o defesa, além de ter “enchido o campo”, mostrou características “fora do comum”. Opinião semelhante tem Álvaro Madureira, agora treinador do Amarante, que orientou o jovem lateral, de 20 anos. “É um rapaz muito motivado para o trabalho, tem a cabeça no sítio. Sempre apresentou uma ambição muito grande de chegar à equipa principal do Vitória de Guimarães e trabalhou arduamente para isso. Tem uma capacidade física e de trabalho muito grandes e pensa no coletivo”, começa por descrever a O JOGO.
Técnico do Amarante, que trabalhou com o jogador nas camadas jovens dos conquistadores, destaca o espírito de superação do lateral e a concentração no trabalho para conseguir cumprir os objetivos.
A acompanhar a caminhada dos vimaranenses “sempre que pode”, Álvaro considera que Alberto está “a dar luta” a Bruno Gaspar: “Em termos de personalidade, é um rapaz muito humilde e com um espírito de superação muito grande. A nível futebolístico, é um lateral moderno. Não se fica apenas pelo trabalho defensivo, faz questão de participar e fazer a diferença também no plano ofensivo. Tem uma grande capacidade física para disputar o jogo todo, e agora ainda mais, uma vez que está bem mais maduro”.
“O Rui [Borges] é o treinador ideal para tirar o melhor rendimento”
Rui Borges promoveu a estreia do atleta nas competições europeias, em julho, diante do Floriana, na segunda mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, e o técnico do Amarante, da Liga 3, acredita que o lateral tem um timoneiro capaz de potenciar as características. “Está em excelentes mãos para crescer ainda mais. Tem crescido imenso no clube, e acredito que o Rui é o treinador ideal para tirar o melhor rendimento. É um jogador inteligente e deve estar a aproveitar o facto de ter o Bruno Gaspar como concorrente, um jogador mais experiente, para aprender”, vincou.
Desafiado a recordar um momento marcante de Alberto nos tempos em que estiveram juntos, Álvaro escolheu um golo marcado ao Anadia: “A equipa já estava cansada e ele também já tinha muitos minutos nas pernas, mas não desistiu. Na sequência de um lance do adversário, correu uns 50 metros e conseguiu marcar. Tem mesmo uma grande capacidade física. Acredito que vai ter uma grande carreira”.