Alberto Costa: "Turim fez-me crescer, nunca tinha saído de casa ou da minha zona de conforto"
Declarações de Alberto Costa aos meios de comunicação do FC Porto
Corpo do artigo
O FC Porto oficializou a contratação de Alberto Costa à Juventus a título definitivo, pagando 15 milhões de euros fixos - acrescido de uma remuneração variável máxima de 1 milhão em função do cumprimento de certos objetivos - pelos direitos de inscrição desportiva e 100% dos direitos económicos do lateral direito. A Juventus fica com direito a 10% de eventuais mais-valias de uma potencial futura transferência.
De Guimarães para Turim e o regresso a Portugal: “Foi tudo muito repentino. Já no Vitória tinha estado uma época na equipa A, trabalhei sempre com a consciência de que poderia dar um grande salto, mas mantive-me focado e esperei pela minha oportunidade. Tudo surgiu naturalmente. A passagem por Turim fez-me crescer, pois nunca tinha saído de casa ou da minha zona de conforto. Fez-me evoluir em vários aspetos, mas agora venho para aqui e venho mais homem, com muita vontade de conquistar muitas coisas. O futebol italiano é um pouco diferente, há muita marcação homem a homem, há mais trabalho físico. Fisicamente, sinto-me melhor preparado em alguns aspetos. Foi uma boa experiência, mas agora vou estar num palco maior e sinto-me preparado para tudo".
As expetativas: “As expetativas são as mesmas de quando era apenas um simples adepto, é para entrar em todos os jogos para ganhar e para conquistar o máximo de títulos possível. Tenho a noção de que muitos adeptos gostavam de estar deste lado, por isso vou tentar honrá-los, tal como aos meus familiares. Já apoiavam o FC Porto, agora ainda mais, por isso vou fazer tudo para os ver felizes. A melhor parte é jogar e ganhar".
O lado direito da defesa tem muita história: “Sei que é uma posição que exige uma enorme responsabilidade, mas tenho a certeza de que estou preparado. Tive a oportunidade de conhecer o Danilo e o Alex Sandro, mas o Danilo conheci pessoalmente na minha passagem por Turim. Já tinha uma admiração enorme por ele como jogador, agora tenho como pessoa também. Passei a admirá-lo muito mais. É um enorme jogador e uma enorme pessoa também".
Um autorretrato: “Sou um jogador que adora defender e atacar, que adora fazer o corredor todo. Gosto de ir para cima dos adversários e a defender dá-me prazer roubar a bola ao meu opositor. Se puder fazer golos e assistências, ainda melhor".