Lateral-direito está referenciado e águias já fizeram contactos para conhecer condições
Corpo do artigo
Com a saída de Issa Kaboré do Benfica, abre-se uma vaga no plantel de Bruno Lage para a posição de lateral-direito. Os responsáveis encarnados estudam uma eventual investida no mercado de transferências para encontrar uma solução e entre vários nomes referenciados está o de Alberto Costa, defesa de 21 anos do Vitória de Guimarães.
De acordo com informações recolhidas por O JOGO, as águias já tiraram notas sobre o jovem futebolista e realizaram contactos exploratórios no sentido de conhecer as condições de um possível negócio.
Em ano de afirmação no emblema minhoto, depois da estreia pelos vimaranenses em 2023/24, Alberto Costa tem vindo a ganhar espaço e foi precisamente desde a visita do Vitória à Luz, a 7 de dezembro de 2024, num jogo ganho pelo Benfica por 1-0, que o lateral-direito não mais perdeu o lugar no onze. Curiosamente, nesse desafio acabou por substituir Bruno Gaspar à última hora, devido a queixas do colega durante o período de aquecimento. O camisola 22 do V. Guimarães fez uma boa exibição, apesar do desaire da sua equipa, o que agradou aos responsáveis benfiquistas, sendo que, segundo apurou o nosso jornal, Bruno Lage é também apreciador das qualidades do jovem lateral-direito.
Alberto Costa disputou até ao momento 19 encontros, 14 dos quais como titular, somando um golo e duas assistências. Aposta de Rui Borges, que trocou recentemente os minhotos pelo Sporting, o defesa estreou-se a marcar ante o St. Gallen, na Liga Conferência, tendo feito as duas ofertas para golo já sob o comando de Daniel Sousa, no empate a duas bolas com o Farense, no Algarve.
Natural de Santo Tirso, Alberto Costa deu os primeiros passos no futebol precisamente no Tirsense, tendo ingressado no Vitória de Guimarães ainda com nove anos. Passou pelos vários escalões de formação do conjunto vimaranense até chegar à primeira equipa. Com contrato até 2028, que renovou no último mês de outubro, o futebolista é visto pelos responsáveis do clube como alguém com potencial tanto para o presente como para o futuro, razão pela qual o clube presidido por António Miguel Cardoso aponta a uma verba a rondar os dez milhões de euros para negociar Alberto Costa.
Sporting também conhece o jogador
Tal como sucede na Luz, Alberto Costa está também referenciado pelo Sporting. O clube de Alvalade conhece o lateral-direito, numa situação reforçada pelo facto de o seu antigo treinador Rui Borges estar agora ao comando do campeão nacional. O técnico está para já a avaliar o plantel, não tendo existido avanços.