Nuno Santos é intocável no plantel, mas faltam soluções ofensivas para carregar os adversários. Matheus Reis é a opção mais conservadora para jogos grandes, Nazinho deverá sair por empréstimo e Arthur Gomes rumará ao Cruzeiro. Afonso Moreira está a ser testado no lugar.
Corpo do artigo
Estava identificada a necessidade de reforçar a ala direita, mas também na ala esquerda Rúben Amorim procura soluções. Ciente da indisponibilidade para contratar um canhoto para rivalizar com Nuno Santos, titular habitual em 2022/23 e indispensável, de acordo com a SAD, neste momento, o técnico tenta encontrar soluções internas, principalmente para forçar o andamento e carregar sobre os adversários.
Arthur foi várias vezes utilizado a sair do banco, justamente para acrescentar mudanças de velocidade e lances individuais, mas o brasileiro está no seu país a ultimar a transferência para o Cruzeiro, que dará 3 M€ ao Sporting - leões pagaram 2,9 M€ ao Estoril em 2022.
Matheus Reis é opção na canhota, principalmente para jogos mais complicados, que exijam um bloco mais baixo e fará parte das opções tanto como central como lateral. No entanto, Amorim procura uma solução interna que contribua com maiores dividendos ofensivos.
Flávio Nazinho, que militou na equipa B no final da temporada passada, apresentou-se na equipa secundária e não conta para o treinador, devendo ser emprestado para valorizar, seja na I Liga seja no estrangeiro. Nesse sentido, Afonso Moreira está a ser testado tanto a extremo como na posição de lateral esquerdo, com pedidos explícitos do treinador para procurar desequilíbrios com diagonais para o seu pé direito, embora Amorim tenha noção de que o jovem da formação, ainda sub-19, terá de ser trabalhado com calma e, provavelmente, com passagens pela equipa secundária, de modo a ter minutos de jogo.
Além do jovem da formação, o Sporting terá Pedro Bondo, lateral que chega por empréstimo do Petro de Luanda, apontado à equipa B, mas que também será visto junto à equipa principal. Fatawu chegou a ser ensaiado no posto, contudo o ganês poderá sair neste defeso.
Leonardo Barroso foi a novidade
Entroncando na ideia de observar vários jogadores para os corredores laterais, Rúben Amorim chamou Leonardo Barroso ao preparo de domingo em Alcochete. O jogador de 18 anos, que fez apenas 14 jogos em 2022/23, sete pela equipa de sub-19, sete pelos sub-23, é destro e pode jogar como lateral direito e esquerdo. Teve ontem uma chance ímpar de integrar os trabalhos da equipa principal, que continua desfalcada de St. Juste, a contas com um problema muscular na perna esquerda e sem data ainda prevista de regresso. Os leões voltam a treinar hoje, novamente em Alcochete.