Interesse do Fenerbahçe é real, mas ausência de reforços para as alas, lesão de Bruma e proximidade do acesso à Champions fecham a porta
Corpo do artigo
O Fenerbahçe está interessado em contratar Akturkoglu ao Benfica, mas o extremo turco está fechado a sete chaves na Luz… para já. Isto porque nesta fase, os encarnados estão a gerir com pinças o plantel tendo em visto o futuro imediato. Mas vamos por partes: Akturkoglu é intocável neste momento porque o Benfica ainda não encontrou outra solução para os corredores, após atacada e falhada a contratação de Moussa ao Feyenoord – os encarnados não acompanharam as exigências financeiras do emblema neerlandês e o jogador, muito desejado por Bruno Lage, acabou por renovar contrato com o seu clube.
A lesão de Bruma complicou mais a situação nos corredores e é outro fator que obriga as águias a não olharem sequer para a possibilidade de negociarem o internacional turco agora. Bruma, recorde-se, lesionou-se com gravidade no jogo contra o Fenerbahçe na Eusébio Cup.
Por fim, a proximidade dos jogos da Champions, decisivos em termos financeiros e, naturalmente, determinantes para o prestígio dos encarnados. O Benfica vai jogar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões frente ao Nice, na quarta-feira, em França, e Akturkoglu é um dos indiscutíveis de Lage, não tendo o treinador margem para “inventar” nesta fase.
Não houve, da parte do Fenerbahçe, cuja equipa é orientada por José Mourinho, uma proposta formal, mas é real o interesse pelo jogador encarnado. Aliás, Akturkoglu é igualmente pretendido pelo Besiktas, clube para onde rumou o seu amigo Kokçu esta temporada.
Entretanto, a Imprensa turca e alguns especialistas em mercado avançaram ontem que o Fenerbahçe poderia desistir da intenção de contratar Akturkoglu se o processo fosse demorado. Sublinham, ainda, que o clube turco estava na disposição de pagar 5 milhões de euros anuais limpos ao camisola 7 das águias e 25 milhões ao Benfica pelo seu passe. Ou seja, as águias dobrariam o investimento, já que contrataram na temporada passada o jogador ao Galatasaray por 12 milhões de euros – sem contabilizar o custo dos salários.
Os próximos dias serão decisivos para as águias no que a reforços diz respeito, sendo certo que o fortalecimento das alas é uma das prioridades. Rui Costa, Mário Branco e Bruno Lage trabalham nesta altura em conjunto para acertar o ataque a um extremo e a um jogador criativo, com carácter de urgência. Moussa e João Félix eram as primeiras opções, mas estão fora do patamar financeiro das águias.Conquistada a Supertaça Cândido de Oliveira ao Sporting, na última quinta-feira, no Estádio Algarve, onde foram evidenciadas várias lacunas – bem visíveis mesmo com o triunfo –, Rui Costa e os seus pares viram agulhas novamente para o reforço do plantel encarnado e esperam dar a Bruno Lage mais soluções para o ataque. Ivanovic já é uma certeza para os jogos de acesso à Champions, mas o plantel não está fechado, nos dois sentidos, pois é certo que também irão sair jogadores, que não são considerados decisivos para 2025/26.