As goleadas nos clássicos originam discussões fleumáticas entre os adeptos. Os do FC Porto podem gabar-se agora de ter empatado com o Sporting no número de vitórias por três ou mais golos nos jogos entre os três grandes. Leia o resto para saber quais foram as maiores goleadas da história nestes jogos.
Corpo do artigo
A robusta vitória do FC Porto, por 3-0, sobre o Sporting permitiu aos dragões empatarem com os leões no ranking das goleadas em todos os clássicos do campeonato.
Antes de adiantar mais sobre as conclusões, expliquemos o nosso conceito de goleada: vitórias por três ou mais golos de diferença relativamente ao rival.
Os azuis e brancos têm agora 24 jogos em que conseguiram uma goleada num clássico (jogos entre os três grandes, entenda-se), tantos como o Sporting. A liderar este particular está o Benfica com uma margem ainda confortável de mais nove jogos do que os rivais (33 contra 24).
Em termos absolutos, a tabela dos jogos mais desnivelados é constituída, na sua esmagadora maioria, por jogos realizados num tempo em que o rigor defensivo e o desnível de forças cavaram resultados que hoje serão irrepetíveis. "Scores" jurássicos como foi o 12-2 do Benfica-FC Porto de 1942/43; ou os 10-1 de um FC Porto-Sporting, de 1935/36. A goleada mais recente a entrar no nosso top-13 pertence ao FC Porto que brindou o Benfica com uns expressivos 5-0, na temporada de 2010/11.
Curiosidades
83% precisão de reflexos
Diogo Costa (FC Porto) subiu ao 2.º lugar do ranking dos guarda-redes com a maior taxa de precisão de defesas com reflexos (remates de curta distância). Exibe 83,3%, apenas menos 2,3% do que Matheus (Braga).
9.º vermelho
Com o vermelho a Porro (Sporting) subiram para nove as expulsões em clássicos nas últimas três épocas, na Liga Bwin. Refira-se que estas expulsões se concentraram em cinco dos referidos 13 clássicos.
41% tempo útil
O encontro Portimonense-V. Guimarães (1-2) bateu o mínimo da época de tempo útil. A bola esteve jogável apenas 42"27"" (41%). O Sporting-Rio Ave (2.ª jornada) mantém-se como o jogo com mais tempo efetivo, com 63"12"" (67%).
+7 expulsões
Esta época há o dobro das expulsões registadas em igual período da época anterior. Na presente temporada são já 13 (e ainda falta um jogo), ao passo que em 2021/22 contavam-se seis. Agora, já só há seis equipas sem vermelhos.
2 reviravoltas
O Santa Clara voltou a permitir a reviravolta no resultado depois de marcar primeiro. Nesta jornada, desbaratou um golo de avanço para o Arouca (1-2) e na anterior acontecera o mesmo frente ao Boavista (2-1).