Aguiar Branco na Academia da AF Porto: "Requalificar equipamentos e podermos dar às pessoas, é sempre em benefício do país"
Presidente da Assembleia da República destacou a requalificação de um equipamento que estarádisponível para todas as faixas etárias e aberto a várias atividades desportivas e culturais
Corpo do artigo
academia da Associação de Futebol do Porto foi palco de uma receção a Aguiar Branco, presidente da Assembleia da República, que visitou o espaço ainda em construção ao final da manhã de hoje e que se congratulou com a edificação de um equipamento que vai beneficiar os habitantes do Porto e da região Norte. "É muito importante esta afirmação desta dimensão democrática de usufruto de um espaço de excelência, quer do ponto de vista das diversas valências que vai servir, como a escolar, desportiva e cultural, como também intergeracional, que nunca é demais referir, num espaço que terá condições não só de usufruto, como também na dimensão física e espiritual, que são muito importantes", apontou o presidente da Assembleia da República. "Para o Porto é uma requalificação de exceção de património recuperado, que fica ao serviço de todas as pessoas, um património associado a grandes nomes da arquitetura da região e, portanto, diria que é um trabalho perfeito que a associação lidera e que é de grande benefício para a cidade, para os portuenses e para os habitantes do distrito", prosseguiu, satisfeito com os motivos que levaram a Associação de Futebol do Porto a avançar para a obra.
Natural do Porto, Aguiar Branco sublinhou ainda o impacto positivo que se prevê que esta nova infraestrutura venha a ter no futuro. "Tudo o que fazemos no país é importante para o país. Requalificar equipamentos e podermos dar às pessoas, independentemente da sua região, melhores condições, é sempre em benefício do país. Aqui, em concreto, para a região Norte e distrito do Porto, é indiscutivelmente uma infraestrutura que vai potenciar melhor formação e quando trabalhamos com melhor formação estamos a educar jovens que vão crescer em ambientes saudáveis, que assim se habituam a respeitar o património e a natureza e, quando se sentem felizes, permitem que a sua vida profissional seja mais saudável e equilibrada. São milhares os que terão essa possibilidade e, para os mais velhos, será um benefício poderem viver com o direito ao bem-estar. Como pessoa do Porto, sinto um enorme orgulho por tudo o que enriqueça a cidade do ponto de vista patrimonial e do ponto de vista do usufruto. Só posso aplaudir esta obra magnífica", comentou.
Aproveitando a receção a um dos líderes mais importantes do país, José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, insistiu na grande abrangência que esta infraestrutura terá quando puder ser utilizada em pleno: "É um espaço democrático, toda a gente tem acesso a este espaço, sejam atletas, árbitros, treinadores, praticantes de Walking Football, programas de carácter social ou desporto adaptado, por isso é que faz sentido que este espaço esteja aberto de manhã à noite. Temos de ter a noção de que o dinheiro é escasso e é caro e, por isso, temos de o aproveitar. O retorno que podemos retirar daqui é a utilização do espaço".