"Agora há Cristianos Ronaldos por todo o lado e os pais querem ser Jorge Mendes"
Declarações de Aurélio Pereira, figura ímpar do Sporting, conhecido como "Senhor Formação" por ter descoberto algumas das maiores estrelas do clube, nas comemorações do 20.º aniversário da Academia.
Corpo do artigo
Quem será o próximo talento a sair da Academia? "Se soubesse... Cada vez tenho mais dúvidas sobre os talentos, porque agora são todos craques. Antigamente, aparecia um ou outro. Agora há Cristianos Ronaldos por todo o lado e os pais querem ser Jorge Mendes."
Qual o momento que destaca nestes 20 anos? "Duas coisas foram fundamentais: a criação da Academia e de um departamento de recrutamento. Somos pioneiros, são dois momentos fantásticos. Podemos ter jogadores e instalações, no passado só tínhamos jogadores. Somos profissionais, quando era treinador éramos amadores, e quando se criou a academia foi preciso profissionalizar toda a equipa."
Qual a importância de um treinador como o Rúben Amorim que tem apostado na formação? "A administração traça o perfil do que se pretende fazer, o treinador é um funcionário do clube e tem de corresponder à chamada. Rúben Amorim tem correspondido à chamada, interessa-se pela formação e troca impressões com os treinadores."
14956048
14956156