José Tavares reassume a liderança do futebol jovem dos dragões
Corpo do artigo
José Tavares é o novo diretor da formação do FC Porto, tal como O JOGO havia avançado esta terça-feira na edição online. A informação foi oficializada pelos dragões bem como pelo Charlotte FC.
"Decidi deixar o Crown Legacy com a intenção de me mudar para mais perto da minha família em Portugal. Gostaria de agradecer ao Sr. e à Sra. Tepper, ao Zoran, ao Darrius, ao Bobby e ao resto da organização do Charlotte FC por confiar em mim neste projeto. A oportunidade de ajudar a moldar os alicerces do clube e estabelecer um percurso profissional comprovado será sempre algo que guardo de forma especial no meu coração", afirmou José Tavares aos meios de comunicação oficiais do Charlotte FC.
Tavares regressa assim ao FC Porto dois anos depois de ter cruzado o Atlântico para iniciar uma aventura nos Estados Unidos. Numa época e meia ao comando do Crown Legacy, equipa filiada ao Charlotte FC, da MLS, que disputa a MLS Next Pro, o técnico português alcançou 23 vitórias, oito empates e oito derrotas em 39 jogos na fase regular. Em 2023, chegou às meias-finais dos play-offs, na sequência do primeiro lugar alcançado na Conferência Este.
Antes de rumar à equipa do estado da Carolina do Norte, Tavares levava uma ligação de 14 anos ao FC Porto, tendo desempenhado as funções de adjunto da equipa principal, de treinador na equipa B, sub-19 e sub-15 e ainda de diretor técnico da formação. Aliás, em 2019, ano em que o clube portista se tornou o primeiro em Portugal a vencer a Youth League, chegou a receber o prémio “Academy Manager of the Year” na cerimónia dos Football Heroes Awards.