Médio-ofensivo foi eleito jogador do ano na liga polaca. Registos da época aquecem o namoro e um contrato a terminar anima as negociações. A corrida tem mais pretendentes
Corpo do artigo
Figura essencial no título polaco do Lech Poznan, assinando o golo na última jornada que definiu vitória sobre o Piast e a respetiva consagração, Afonso Sousa faz fervilhar o mercado e entre os que suspiram pelos seus serviços está o Braga, que já se posicionou como interessado para tentar fazer valer as suas pretensões de recuperar para Portugal um talentoso atleta, que foi figura influente na conquista da Youth League do FC Porto, jogando ao lado de Vitinha e Fábio Vieira.
O médio-ofensivo, de 25 anos, rubricou uma época magistral na Polónia, a terceira neste país do leste da Europa, pontuando de forma expansiva o seu crescimento longe de Portugal .
Com 13 golos e quatro assistências, em 32 jogos, Afonso Sousa, maravilhou os adeptos do Lech Poznam, embalou a equipa para o título e ainda arrancou a eleição de jogador do ano na Ekstraklasa. Um génio criativo para o técnico dinamarquês Niels Frederiksen.
Com o sino do final de temporada a tocar, a cobiça tem sido badalada, e crescido, sendo o filho de Ricardo Sousa e neto de António Sousa um desejo que cabe nas prioridades de diversos emblemas, com o Lech a receber abordagens sucessivas de Espanha, Itália, Alemanha, Grécia e Turquia, suscitando, agora, também, atenção muito comprometida do Braga.
Afonso reúne credenciais interessantes para os arsenalistas, teve escola muito reputada e experiência na Liga na B SAD, conseguindo reforçar a sua qualidade e batuta de mestre na Polónia. A um ano de finalizar contrato, com 20 golos em 89 jogos, o criativo mexe com o mercado de forma evidente, atingiu números radiosos e espreita um passo e um espaço de afirmação com maior exuberância e visibilidade.
Em Braga, António Salvador gosta de abrir portas e acolher talento que escapou da esfera dos três grandes, tendo aqui um alvo para o projeto ambicioso que determinou para os próximos quatro anos. As informações polacas que colocam o Braga na corrida, tal como os turcos do Samsunspor, dão conta ainda de o Legia pretender ser ressarcido numa maquia aproximada de cinco milhões de euros.
Serão, agora, as trocas de informações e o debate de ideias entre a Direção do futebol do Braga e Carlos Vicens, novo técnico, a determinar também por onde se moverá o apetite dos reforços, até porque se sabe não haver pressa no fecho de dossiês.
O perfil de Afonso Sousa está registado e os guerreiros terão de entender qual o preço exato do esforço financeiro, já que há muitos outros interessados num jovem forjado numa família de craques e sempre expressivo nos seus recursos técnicos.
O futuro de Matheus poderá ser um dos primeiros temas de mercado a conhecer resolução em Braga.
O histórico guarda-redes, de 33 anos, o homem mais titulado com a camisola arsenalista, não tem interesse em voltar, após a cedência ao Ajax, não havendo na Pedreira também planos para fazer reentrar o luso-brasileiro nas opções para a baliza.
Assim sendo, ao fim de 11 anos, anuncia-se um adeus a Braga, estando Matheus a ouvir várias propostas, medindo ofertas do Brasil e do Médio Oriente.
O namoro do Grémio está bem presente, reacendeu-se, e é um clube que agrada ao guarda-redes. Não se espera grande verba no Minho.