Roger, adolescente de 15 anos, será inscrito na Liga e poderá tornar-se no mais jovem de sempre a jogar no principal escalão.
Corpo do artigo
O conto de fadas protagonizado por Roger Fernandes ao serviço da equipa principal do Braga poderá ter como ponto alto a estreia na I Liga aos 15 anos.
Chamado de forma inesperada por Carlos Carvalhal para compensar a ausência de Galeno, enquanto o brasileiro cumpriu o período de isolamento imposto a cidadãos vindos do Brasil, o extremo, recém-chegado aos sub-19 do clube, depressa conquistou o treinador pelo rigor no posicionamento em campo, para além das qualidades técnicas, e vai ser inscrito na Liga, podendo tornar-se no mais jovem de sempre a jogar no principal escalão do futebol português.
Oportunidades não vão faltar e, caso seja lançado antes de 21 de novembro (dia em que completará 16 anos) ou até cinco dias depois, automaticamente irá superar o recorde estabelecido pelo médio Dário Essugo (Sporting) na época passada, estreado na I Liga por Rúben Amorim frente ao V. Guimarães, com apenas 16 anos e seis dias.
O anterior máximo remontava há 70 anos e havia sido fixado por José Fernandes ao serviço do Olhanense - estreado na I Liga com 16 anos e 31 dias. Sem qualquer jogo somado pelos sub-23 ou bês, Roger poderá "baixar" a qualquer momento a uma das duas equipas profissionais do Braga, na perspetiva de jogar com regularidade, e tem já um pré-acordo com a sociedade desportiva para assinar um contrato profissional mal atinja os 16 anos, acompanhado de uma cláusula de rescisão bem elevada. Alvo de rasgados elogios da parte de Carvalhal (que os escreveu na página pessoal no facebook), o adolescente português foi um dos destaques na vitória dos arsenalistas sobre o Moreirense (4-0) nesta pré-época, ao assinar o primeiro golo.
Gama ainda no Top-5 dos precoces
A eventual entrada de Roger no top-5 dos mais novos utilizados no principal campeonato português implicará a saída do ex-arsenalista Bruno Gama. O atual jogador do Aris (Grécia) foi lançado por Jesualdo Ferreira com apenas 16 anos, 4 meses e 26 dias, precisamente ao serviço do Braga, num jogo frente ao Leiria (2-2), na época de 2003/04. Curiosamente, o Braga acertou ontem com o lateral Chissumba, de apenas 16 anos, assinou um contrato profissional válido para as próximas três temporadas.