Ao assinar o golo do empate no Bessa, o colombiano, de 25 anos, tornou-se o mais produtivo dos avançados vimaranenses neste século.
Corpo do artigo
Há relações que exigem muita persistência para resultarem e a de Óscar Estupiñán com o Vitória de Guimarães, prestes a celebrar um final feliz, poderia inspirar um manual da matéria: cinco anos depois de ter sido contratado ao Once Caldas, na Colômbia natal, com dois empréstimos e uma tentativa frustrada de dispensa que o conduziu à equipa B pelo meio, terminará a ligação contratual como o avançado mais produtivo dos vimaranenses neste século.
O marco foi atingido no Bessa, com o 15.º golo nesta que é a melhor época da carreira. Com o remate que colocou os vimaranenses em vantagem diante do Boavista, chegou aos 27 golos na equipa principal, repartidos de forma desigual, uma vez que mais de metade foi celebrada na temporada que está prestes a terminar com a equipa em sexto lugar - a classificação ficou definida, ontem, com a vitória do Gil Vicente sobre o Tondela a garantir um quinto lugar inédito em Barcelos; à equipa de Pepa resta esperar que o FC Porto vença o Tondela na final da Taça de Portugal para ter lugar na UEFA.
Apesar de curto para a vontade do Vitória de levar as contas do quinto lugar até à última jornada, este golo de Estupiñán permitiu-lhe superar os 26 de Edgar Silva. O brasileiro esteve apenas duas épocas no D. Afonso Henriques e marcou 15 golos em 2010/11 e 11 em 2011/12. A partida que resta ao colombiano, 25 anos, poderá conduzi-lo também ao recorde de golos numa temporada, no período em questão, proeza de Saganowski (16, em 2005/06). Terminado o campeonato e o contrato, Estupiñán é livre e impossível de manter pela SAD, face às dificuldades económicas que obrigam a reduzir custos. A circunstância ilustra a ironia do tal manual de sobrevivência que o goleador escreveu: passou de dispensável, no início do campeonato anterior, quando relegado para os bês, até João Henriques o resgatar para o plantel principal e iniciar essa caminhada que o deixa fora do alcance do Vitória.