João Paulo Rebelo, secretário de Estado do Desporto, falou esta sexta-feira à margem da cerimónia de criação da Portugal Coaches School, que decorreu esta tarde num passeio no Tejo
Corpo do artigo
Sobre a Portugal Coaches School: "Os treinadores, enquanto agentes desportivos, são indispensáveis ao desenvolvimento do desporto e merecem o seu dia. Este dia 25 de setembro está inserido nas comemorações da semana Europeia do desporto e por isso estamos a comemorar. Os treinadores são de facto essenciais e particularmente na altura de pandemia são quem pode ajudar a criar um clima de confiança ao desporto, aos atletas, as famílias, pois com a sua determinação foram essenciais a reinventar o treino, mas também a prática numa altura de restrições".
Sobre ter público nos Estádios: "Enquanto Secretário de Estado reconheço naturalmente a necessidade que o desporto tem de ter público. Temos trabalhado junto das autoridades de saúde em planos para que assim que a evolução epidemiológica, assim que os números nos permitam, nós não possamos perder muito tempo e possamos retomar o público nos estádios. É evidente que o Governo fala a uma só voz e neste momento isso não está previsto. Mas isso não significa que não estejamos preparados e a trabalhar para que assim que seja possível o público possa retomar. Faço votos para que isso possa acontecer o quanto antes possível. Mas há aqui um bem maior que queremos tratar que é a nossa saúde."
Supertaça Europeia teve 30% de ocupação das bancadas: "Temos vindo a discutir a lotação dos recintos e a progressividade de como pode vir a ser feita. Mas o Governo e todas as entidades têm levantado restrições progressivamente e é assim que temos atuado."