Comandante leonino está entusiasmado com a explosão no último terço, embora entenda que o extremo só pode ser alternativa válida a Sporar com um maior sentido coletivo e visão de jogo.
Corpo do artigo
Solução encontrada para fazer face à escassez de opções para o lugar de ponta de lança, a adaptação de Jovane tem saído melhor que a encomenda a Rúben Amorim, que pretende dar sequência aos testes do extremo convertido a avançado na preparação para a nova temporada.
Nos últimos dez jogos de 2019/2020, Jovane só conseguiu ter mais de 50% de acerto no alvo em um jogo
De acordo com o que O JOGO apurou, o treinador do Sporting está satisfeito com a velocidade e explosão que Jovane confere ao último terço da equipa leonina, embora entenda que o 77 ainda tenha de apurar outras características para tornar-se uma alternativa válida a Sporar em caso de necessidade.
Grande parte do trabalho planeado por Rúben Amorim passa por apurar o sentido coletivo do jogador. Como tem sido visível no 3x4x3 colocado em prática desde a chegada a Alvalade, o treinador pede ao seu 9 que prenda a bola e tenha a visão de jogo necessária para solicitar os interiores ou os laterais nas costas da defesa. Mais habituado a desempenhar a missão de quebrar linhas em velocidade partindo do corredor esquerdo, Jovane costuma optar diversas vezes pelo remate, sem que a situação convide a tal.
Os golos apontados pelo 77 na reta final da última temporada até podiam abonar à sua "insistência" no ataque às balizas adversárias, mas os números mostram que a eficácia convida a uma menor utilização da carreira de tiro. Nos últimos dez encontros da última época, a cria da Academia só conseguiu alcançar mais de 50% de acerto no alvo no duelo frente ao Belenenses: acertou duas das três tentativas, sendo uma delas da marca da grande penalidade.
Os jogos menos conseguidos nesse capítulo particular foram as visitas aos terrenos do Famalicão (derrota por 3-1) e do Moreirense (0-0). No primeiro, Jovane atirou para fora os dois remates efetuados em 90", enquanto que, no segundo, não conseguiu acertar na baliza em cinco tentativas. Refira-se que uma futura adaptação de Jovane não compromete a intenção da SAD em contratar um avançado que encaixe nas ideias de Rúben Amorim.
Ingleses seguem atentos à evolução da cria leonina
À boleia do papel preponderante desempenhado desde a chegada de Rúben Amorim ao Sporting, Jovane tem atraído o interesse de clubes da Premier League. O West Ham tem sido um dos clubes mais associados ao extremo que, tal como O JOGO noticiou, é avaliado por 30 M€ pela SAD leonina. O jogador tem contrato até ao fim da época 2022/2023 e uma cláusula de rescisão de 60 M€ e cuja saída por empréstimo foi hipótese em janeiro.