Confirmando a existência de uma oferta pelo defesa, o pai de Morato sublinha que está tudo nas mãos dos paulistas, até porque da parte do jogador não haverá entraves
Corpo do artigo
O Benfica já apresentou uma proposta por Morato ao São Paulo, procurando agora chegar a acordo com o emblema brasileiro (ver caixa) no que diz respeito ao valor da transferência.
Pai de Morato, central do São Paulo pelo qual os encarnados fizeram proposta, admite que o clube da Luz "agrada"
À espera da evolução do processo, Thiago Almeida, pai do central, confirma a O JOGO a existência de uma oferta por parte das águias e demonstra confiança num entendimento entre os dois emblemas que permita ao seu filho mudar-se para a Luz. "Até onde sei, chegou uma proposta do Benfica ao São Paulo e os clubes estão a conversar. Estão a conversar para analisarem a situação e as condições para verem se tudo pode avançar", refere, sublinhando: "É o São Paulo que decide, mas se for bom para o clube e para ele tudo dará certo e a partir daí acredito que pode haver negócio. Acredito que tem tudo para dar certo. Basta quem manda aceitar."
"Caso o Benfica feche o acordo com o São Paulo, connosco não seria problema, ele aceitaria com agrado"
"O negócio está numa primeira fase, ainda numa discussão entre os clubes, e se houver um acordo entre ambos então vão chamar-nos", explica o progenitor do alvo encarnado, garantindo que, apesar da "tranquilidade" como encaram as negociações entre Benfica e São Paulo, ver Morato a envergar de águia ao peito é um cenário que o deixaria feliz. "Caso fechem o acordo com o São Paulo connosco não seria problema, ele aceitaria com agrado", confessa, colocando tudo nas mãos dos responsáveis do conjunto tricolor: "Agora temos de esperar pelo São Paulo e ver se aceita a oferta."
11239366
Apontado como um atleta muito promissor no Brasil e tendo já sido chamado por Tite, ainda em maio, para o início dos trabalhos do Brasil tendo em vista a Copa América (prova que os canarinhos venceram), Morato vê o emblema da Luz como um destino ideal para prosseguir a carreira.
"O Benfica é o campeão de Portugal, enquanto clube é indiscutível. É um bom clube para ser mais uma base de crescimento para o Felipe [este é o nome do jogador, mais conhecido, contudo, por Morato, em homenagem à sua terra-natal, Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo] e para o início da próxima etapa da sua carreira, tal como é aqui o São Paulo", adianta, demonstrando conhecimento sobre a situação encarnada: "Pelo que tenho visto nas notícias, o Benfica procura um central jovem e com o perfil e características dele."
"O Benfica é indiscutível enquanto clube. É bom para ser mais uma base de crescimento para o Felipe"
Com contrato renovado no último mês de maio, válido agora até 2023 e com direito a aumento salarial, Morato espera pelo desfecho das conversas, mas o seu pai garante que apesar de o Benfica impressionar não vai tomar qualquer posição contra os paulistas. "Temos uma situação contratual a respeitar, não vamos fazer pressão nem vamos procurar o São Paulo para saber como estão as negociações. Ele não vai forçar nada contra o São Paulo", refere.
Garantindo que está sem problemas "na expectativa" pela evolução do processo, Thiago Almeida frisa que, se o seu filho ingressar na Luz a ideia "é fazer carreira no Benfica e ser ídolo no clube", um pouco a exemplo do que sucedeu com Luisão, um dos nomes encarnados bem conhecidos no Brasil. Ciente do poder negocial do tricolor, o pai de Morato espera pelo sucesso encarnado e solta até uma confissão: "Amanhã [hoje] joga pelos sub-20 do São Paulo. Quem sabe se será uma despedida..."
Moldes do processo ainda em discussão
A primeira oferta do Benfica por Morato, na casa dos sete milhões de euros e por 100 por cento do passe, segundo revelou a Imprensa brasileira, não convenceu o São Paulo. Por isso, têm decorrido nos últimos dias diversas reuniões no sentido de aproximar as partes envolvidas no processo. E ontem, ao final da noite em Portugal, voltou a haver novo encontro, com Giuliano Bertolucci, empresário que representou o ex-capitão benfiquista Luisão e que está a conduzir o assunto em nome do Benfica, a apresentar novos argumentos.
Giuliano Bertolucci, em representação das águias, teve nova reunião pelo central
De acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, as partes discutem nesta altura diferentes valores, que dependem também da percentagem do passe a que o São Paulo poderá continuar a ter direito. Benfica e São Paulo já falaram da possibilidade de o negócio avançar por sete ou por dez milhões de euros, sendo esta verba mais próxima daquilo que o conjunto canarinho pretende.