"Acredito que o Jota Silva será uma das principais figuras do Vitória. É rijo como o ferro"
Tiago Fernandes trabalhou com o reforço dos minhotos e dá conta de um jogador multifacetado, capaz de jogar como ponta-de-lança e habituado à pressão. Apesar de nunca ter jogado no principal escalão, Jota Silva dispensa, segundo o técnico Tiago Fernandes, tempo para se adaptar e a grave lesão que sofreu não deixou sequelas. "É rijo como o ferro", assegurou.
Corpo do artigo
O talento de Jota Silva, o quarto reforço assegurado pelo Vitória de Guimarães para a nova época, manifesta-se quase sempre de pé a fundo no acelerador. Semelhante perfil despertou a atenção do técnico Tiago Fernandes quando ainda representava o Espinho e valeu-lhe o salto para o Leixões, em 2020, acabando a mesma época no Casa Pia, recém-promovido à principal liga muito à custa da pontaria, das assistências e da capacidade para desequilibrar do extremo português.
"O Vitória ganha um jogador com uma capacidade de trabalho enorme. Faz lembrar o Derlei. Tem grande mobilidade e força. Nunca está parado e isso ajuda muito a destruir defesas fechadas", descreve Tiago Fernandes.
Ao serviço do Leixões, o treinador utilizava-o como ponta-de-lança e só a posterior contratação de Nené fez com que passasse a jogar "mais por fora", explica. "É um belo extremo, mas até gosto mais de vê-lo na posição 9. Aparece muito bem na zona de finalização, especialmente a atacar o primeiro poste. Tem a capacidade de se transformar num avançado se for essa a pretensão do treinador e a prova disso é que faz golos de cabeça com grande facilidade", acrescentou, certo de que Jota Silva não vai estranhar o principal escalão.
"Está pronto para jogar, não precisa de nenhum período de adaptação. Acredito que será uma das principais figuras do Vitória. Trabalhou muito para atingir este patamar e o Pepa vai saber tirar o melhor dele", estimou.
Trabalhado na formação do Sousense, Jota subiu a pulso no futebol português e nem uma grave lesão que sofreu quando ainda era júnior (duas fraturas na mesma perna) o fragilizou. "É um homem rijo como o ferro", vincou Tiago Fernandes, garantindo que o novo atacante dos minhotos lida bem com a pressão dos adeptos.
"Isso é combustível para ele. Até se transcende com a proximidade dos adeptos. No Espinho, que é outro clube histórico, como o Leixões, já estava habituado a ter muitos adeptos, e os do Vitória são especiais", referiu.
Cumpria horas extra no Leixões
Filho do antigo internacional português Manuel Fernandes, um histórico goleador do Sporting e da Seleção Nacional, Tiago sabe que a pontaria de um avançado depende muito da repetição de determinados movimentos nos treinos. Jota Silva seguiu essa pista no Leixões e contava com a ajuda do treinador.
"Os avançados devem ensaiar pelo menos 30 finalizações por dia. Trabalhávamos muito isso no final de cada treino. Ora fazia de assistente, ora posicionava-me como defesa, com um guarda-redes na baliza", recordou.