"Acredito que Neres vai marcar a história do Benfica e vai ajudar a ganhar títulos"
Geovanni vê o compatriota com qualidade para "marcar a história do Benfica" e até superar o seu legado na Luz. A O JOGO, o ex-jogador diz que a experiência adquirida pelo atacante no Ajax vai facilitar entrada no esquema de Schmidt. Já sobre Everton entende que "esteve muito bem" mas sem ser "extraordinário".
Corpo do artigo
Geovanni foi o último extremo brasileiro a chegar ao Benfica e a conseguir deixar uma marca de afirmação indiscutível, quer em número de jogos, quer em golos: em três temporadas e meia na Luz, somou 131 presenças em campo e apontou 23 tentos.
É por este currículo que o JOGO desafiou o agora ex-jogador de 42 anos a olhar para o momento de mudança nas águias, com um novo treinador estrangeiro (Geovanni foi campeão com outro estrangeiro ao leme, Giovanni Trapattoni, em 2004/05) assim como uma revolução no plantel das águias.
Uma revolução onde o antigo extremo vê já uma estrela a emergir e pronta a brilhar na próxima época: David Neres.
"Confio muito no David Neres. Vi muitos jogos nele no Ajax e é um jogador que já está formado e bem adaptado à Europa. É um grande talento, que vai chegar a um campeonato muito competitivo mas, pela experiência já acumulada nos Países Baixos, vai fazer uma boa pré-época para poder começar com o pé direito sendo titular da equipa. Se o conseguir, isso já um grande passo para que o resto da época seja bem sucedida. Neres é um talento que tem tudo para ajudar o Benfica a ganhar títulos", analisou Geovanni.
O ex-jogador canarinho também chegou à Luz, na altura por empréstimo, vindo de uma liga estrangeira - era jogador do Barcelona antes de se vincular às águias - e esse tipo de salto é visto por Geovanni como favorável para qualquer jogador brasileiro, incluindo o ex-Shakhtar: "O campeonato português é o melhor para um brasileiro se poder ambientar à Europa. O clima é parecido, as pessoas e a cultura também são favoráveis."
"A "cobrança" dos adeptos hoje é muito mais "light""
Questionado se David Neres está à altura de poder superar os seus feitos passados na Luz, Geovanni garante que sim e, até, poderá fazer melhor. "
Torço que sim, que possa superar o que foi construído nas minhas épocas. Acredito que Neres vai marcar a história do Benfica, embora sabendo-se que não é fácil, pois muitos outros já passaram pelo clube e não o conseguiram fazer. Mas Neres tem qualidade e personalidade para marcar a história do clube", reforçou.
Em comparação com as suas épocas na Luz (de 2003 a 2006), Geovanni vê um melhor ambiente para Neres poder vingar do que aquele que encontrou: "Agora a cobrança dos adeptos é muito mais "light", bem menor. Espero que Neres supere tanto o Geovanni como todos os outros e ajude o clube a ganhar títulos. É a grande contratação do Benfica até agora, é um jogador que está bastante maduro para vestir esta camisola."
"Adeptos esperavam mais de Everton"
Entrou David Neres, saiu Everton. Sobre o agora reforço do Flamengo, Geovanni faz uma análise equilibrada, ainda que reconhecendo que as expectativas pelo Cebolinha eram enormes e, por isso, ficaram defraudadas.
"Everton é um atacante fenomenal, adoro vê-lo jogar, tem uma boa finalização e é forte no um para um. Mas a adaptação é tudo. Fez boas épocas no Benfica mas não foi extraordinário, como muitos poderiam esperar. Jogou muito bem mas os adeptos esperavam mais", alegou o brasileiro.
E acrescentou: "Everton tem ainda muito a dar ao futebol. Eu também passei duas temporadas no Barcelona e acabei por ficar quatro no Benfica, que foram excelentes para mim."